quarta-feira, 10 de março de 2021

Querido Ex, (Que Acabou com a Minha Saude Mental, Ficou Milionario e Virou Uma Subcelebridade)


Título do livro:
 Querido Ex, (Que Acabou com a Minha Saude Mental, Ficou Milionario e Virou Uma Subcelebridade)
Autor: Juan Jullian
Editora: Galera Record
Páginas: 176
Ano: 2020
Gênero: Romance Contemporâneo LGBT

Onde Comprar:  Amazon


Sinopse: Querido ex conta em primeira mão os relatos de um jovem cuja vida está sendo definida por um catastrófico acontecimento: seu ex-namorado virou, da noite para o dia, a maior celebridade do país. A única coisa pior e mais desastrosa do que levar um pé na bunda, é levar um pé na bunda e ver seu ex se tornar a maior subcelebridade do Brasil. Não só isso, mas assistir em tempo real enquanto ele se apaixona por outro cara em TV nacional. Poucas palavras conseguem expressar esse nível de decepção amorosa. Nem mesmo Taylor Swift seria capaz de entender. Mas é justamente a tentativa de colocar a dor em palavras, reunidas em cartas para o maldito ex, que faz com que nosso protagonista repense algumas coisas. Entre crises de luto e saudades, existem festas anuais do dia dos ex-namorados com todas as suas amigas que o seu ex detestava. Existe a vida que você deixou para trás enquanto amava alguém que agora é somente um estranho com milhões de seguidores. E talvez por trás daquele amor existisse também um tanto de controle, de gaslighting, de codependência. Além de abordar de forma sensível, irônica e crua as diferentes nuances de um relacionamento abusivo, Querido ex também traz questionamentos sobre os preconceitos sociais que jovens negros e gays estão sujeitos em nossa sociedade. Publicado originalmente de forma independente, o livro vendeu mais de 20 mil exemplares e ficou mais de 100 dias seguidos no 1° lugar dos mais vendidos na categoria LGBT da Amazon.


Resenha:
Um jovem carioca negro e gay acaba de sair de um relacionamento claramente abusivo, mesmo percebendo quanto tal namoro abalou o seu psicológico ele ainda precisa enfrentar todas as dolorosas etapas que surgem junto com um término de namoro. Tudo fica ainda mais complicado quando o ex namorado é selecionado para participar de um reality show, no qual: fica milionário, se torna uma subcelebridade e conhece seu futuro noivo. O rapaz, de coração partido enquanto acompanha o romance na mídia digno de contos de fadas, busca lidar com seus sentimentos e reerguer sua vida escrevendo cartas para o ex.

" Você alcançou as estrelas, e eu me acomodei no purgatório."

Em formato de cartas é a forma como acontece a narrativa do livro, o protagonista busca na escrita delas superar o término e iniciar uma nova fase de sua vida. Assim cada capítulo é uma carta onde apresenta o local, data e um trecho de uma música popular que vai englobar todo o momento que será descrito. Através disso se faz possível conhecer aos poucos o protagonista e como era seu relacionamento, além de encarar todos os atuais receios e refletir tudo o que enfrenta agora como consequência.

"(...) a liberdade que é para a alma poder ser a versão mais genuína de si mesmo frente a todos, principalmente aqueles que nos são próximos."

Ao ler a sinopse é possível esperar muitas gargalhadas e capítulos divertidos construídos das mágoas de fim do relacionamento, afinal muitos se identificariam com as situações de términos. E realmente em diversos momentos é possível que o leitor se veja no personagem e acompanhe várias situações no qual seja semelhante, deixando o livro ainda mais envolvente. No entanto há temas extremamente necessários e realistas que são abordados com a devida seriedade para mostrar sua importância.

Dentre esses temas se faz nítido logo no início o relacionamento abusivo que o protagonista estava vivendo, mostrando que mesmo em meio aos momentos tão bons e repletos de amor ainda há atitudes tóxicas que afetam o outro. Outro ponto de relevância é o racismo e a gordofobia, que ficaram visíveis em comentários maldosos mas também mascarada nas conversas mais sutis. A homofobia e a luta contra ela também ganha destaque no livro apontando a luta diária da comunidade gay, além das reflexões sobre a padronização e a aplicação de rótulos. Dentre todas as lições e aprendizagem que são desenvolvidas ao longo desses temas ainda há a abordagem do transtorno de ansiedade, um distúrbio que muitos sofrem nós dias atuais mas não aparecem nos livro e principalmente com tanta verdade como nessa obra.

"Uma narrativa tem o poder de agregar pessoas, de fazer com que problemas sejam amenizados através da identifcação mútua, de superar a solidão e de nos ajudar a encontrar a libertação."

Todas essas questões abordadas pelo autor deixa cada capítulo seja ainda mais envolvente e faz com que o leitor sinta na pele os sentimentos vividos pelo protagonista. A minha vontade desde as primeiras páginas era de entrar no livro para abraçar e confortar ele, além de me perguntar o quanto esse livro era inspirado no próprio Juan Jullian. Por todo esse mergulho na profundidade do enredo foi que senti falta de alguns alertas de gatilho, acredito que em determinados momentos era preciso sim um indicativo do que iria acontecer.

É simplesmente adorável e brilhante a narrativa do autor, retratando toda a juventude e trazendo uma chuva de referências a cultura pop. A playlist criada para livro é impecável, completa ainda mais a maravilhosa escrita. E, por fim, também fiquei encantada com a perfeição da descrição dos lugares no Rio de Janeiro, como carioca desejo visitar novamente muitos desses ambiente e conhecer outros novos.

Estou apaixonada nesse livro, orgulho dessa obra genial fazer parte da literatura nacional e representar tanto da nossa população. O autor já entrou na minha lista de favoritos e mal posso esperar pra embarcar em uma próxima obra dele, enquanto isso fico aqui sonhando em quando poderei conseguir um autógrafo no meu exemplar. Recomendo a todos, leia e compartilhe essa linda obra de arte!

"Pare de se segurar tanto, de pensar tanto, pare de ter vergonha. Viva! Se segure na vida o máximo que puder."

Nenhum comentário:

Postar um comentário