terça-feira, 7 de maio de 2019

A Casa dos Pesadelos



Livro: A Casa dos Pesadelos
Autor: Marcos DeBrito
Ano: 2018
Páginas: 144
Editora: Faro Editorial
Gênero: Terror/Suspense
Skoob
Onde Comprar: Saraiva, Amazon, Submarino






Sinopse: Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó.
Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizava nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância.
Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local.
Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta.
Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo.
Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.


Resenha:

Quando ainda criança, Tiago foi atormentado por um monstro que o visitava durante as noites na casa da avó, um monstro horripilante, com uma perna de pau, mãos dentadas e aparência putrefata, que daria medo até nos mais corajosos. Determinado a descobrir a procedência de seu trauma, Tiago concorda em retornar à temida residência com sua mãe, Laura, e seu irmão mais novo, Bruno, que ainda não conhece a idosa, tomado pelo desejo de ver-se livre do medo que o atormenta há uma década e que deixou marcas profundas em sua saúde emocional, tornando-o um adolescente ansioso, aflito, antipático e com dificuldade de lidar com o que sente.

Enquanto Tiago tenta lidar com o trauma sofrido no passado, Laura, sua mãe, acaba se vendo numa posição delicada entre a relação avó e neto, já que sua mãe, Célia, acredita que o trauma do jovem é fruto de uma bronca recebida quando criança por tentar entrar no quarto do avô, delegando a culpa do trauma à Laura, que teria mimado o filho e não ensinado a respeitar ordens. Enquanto o clima da casa fica cada vez mais tenso com a agressividade velada pela falsa autoridade da avó, Tiago se depara com um novo problema. O monstro que antes ia atrás dele, está agora indo atrás de seu irmão. Determinado a impedir que o pequeno sofra o mesmo trauma, o adolescente fará de tudo para enfrentar seu medo e proteger Bruno.

A casa dos pesadelos me remete a uma frase muito usada por tantos leitores: “Nunca julgue um livro pela capa”. Ao ler a sinopse e o subtítulo do livro (“Alguns traumas são difíceis de superar. Outros, seria melhor esquecer.”) fui levada pela impressão de se tratar de um livro com temática sobrenatural. Não podia estar mais enganada. Como meu primeiro contato com a escrita de Marcos DeBrito posso afirmar que o autor conquistou uma nova leitora assídua de suas obras. A quebra de expectativa que tive com o contraste entre sinopse e enredo me deixou maravilhada. Peguei o livro cheia de preceitos julgados pela aparência e quando li de fato do que se tratava fiquei de boca aberta com a maestria como a trama foi levada.

Marcos traz o medo de um monstro criado pela mente de uma criança que não conseguia compreender o horror real pelo qual estava passando, suprimindo a memória e criando uma fantasia infantil para lidar com o ocorrido. A história gira em torno de um caso de trauma decorrido de acontecimentos reais mascarados pela autopreservação da mente infantil. No decorrer da trama conhecemos Camila, uma jovem que mora na casa ao lado de Célia (a avó), não tem uma boa relação com os pais e usa o sarcasmo e seu humor ácido como mecanismo de autodefesa. A menina conhece Tiago em um momento crucial da trama e os dois acabam se tornando algo próximo do que podemos chamar de amizade, visto que ambos têm problemas para se relacionar com outras pessoas e encontram um no outro uma facilidade para se abrir e ter alguém com quem conversar sobre seus traumas. O papel de Camila na história é um dos mais importantes, e graças a ela pude ter o insight que me fez desvendar o mistério por trás do monstro antes mesmo dele ser esclarecido.

A escrita de Marcos é estrategicamente calculada para revelar nos momentos certos detalhes que na hora passam despercebidos, mas no final da história tem papel crucial no desenrolar da trama. Se você curte temas relacionados à psicologia, esse livro com certeza é para você! A Casa dos Pesadelos é uma leitura leve e curta e ao mesmo tempo densa, tratando de um assunto pesado com a leveza e o terror de uma fantasia infantil. É uma leitura que vale cada segundo dedicado à ela.


Eu amei a obra! Venha conhecer também e conte pra gente o que achou! 




















2 comentários:

  1. Que resenha é essa minha gente?
    Estou encantada!!
    Ao ler, cada linha, me vi instigada em continuar e a querer saber o desenrolar da história!Fiquei curiosíssima para conhecer a obra!!

    ResponderExcluir
  2. Resenha bem escrita e instigante. Dá vontade de comprar e ler o livro.

    ResponderExcluir