domingo, 7 de março de 2021

WandaVision


Título Original:
 WandaVision
Direção: Matt Shakman
Ano de Lançamento: 2021
Duração: Aproximadamente 35 minutos.
Nacionalidade: EUA
Gênero: Romance, Mistério, Drama, Ficção Científica, Heróis, Comédia.
Temporada: 1
Número de Episódios: 9


Sinopse: A nova série da Marvel Studios "WandaVision" combina o estilo das comédias clássicas com o Universo Cinematográfico da Marvel para contar a história de Wanda Maximoff e Visão, um casal de super-heróis com uma vida perfeita, que começa a suspeita que nem tudo é o que parece.

Resenha:

A série tem início com Wanda e Visão imersos em uma sitcom de comédia durante a década de 50, onde o casal tenta esconder os poderem vivendo em uma pequena cidadezinha no subúrbio chamada Westview. O plot é facilmente reconhecível em meio as cenas preto e branco, junto ao humor bobo, só deixa mais claro a referência visível aos clássicos da época. Somado a tudo isso ainda há os momentos de pausa no enredo para uma propaganda também comuns a época, contando com diversos easter eggs perceptíveis para os fãs do universo Marvel.



Ao decorrer para o segundo episódio já acontece um avanço para os anos 60, a abertura e o enredo lembrando nitidamente a famosa série "A Feiticeira", mostrando Wanda e Visão tentando se adaptar a população local. No entanto alguns acontecimentos já indicam uma possível reviravolta na vida perfeita do casal, mostrando elementos que fogem da época no qual estão inseridos. A partir daí as teorias começam a ganhar vida enquanto os mistérios só começam a multiplicar, principalmente porque Wanda parece ter plena ciência do que está acontecendo e parece estar também contribuindo nessa realidade perfeita.



"Agora em Cores" é o nome do terceiro episódio que já deixa claro que as sitcoms preto e branco estão sendo deixada de lado, saltando mais uma vez no tempo, para vivenciar as sitcoms da década de 70. O enredo mostra os poderes descontrolados de Vanda durante a gravidez, enquanto Visão faz o possível para cooperar no parto acelerado da esposa. A trama começa a ganhar forma e ficar interessante principalmente neste episódio, quando os personagens da vizinhança começam a demostrar que estão sendo mantido presos e Wanda ao se ver sendo diretamente confrontada demonstra todo o seu poder para explicitar o quão disposta está em modificar tudo isso.



Nos dois próximos episódios da série titulados por "Interrompemos Este Programa" e "Um episódio muito especial" passamos a ter um pouco mais de respostas e muitas outras perguntas. No primeiro temos uma visão geral do mundo fora daquela realidade em que a Wanda está vivendo com o Visão, mostrando o que aconteceu após o estalo dado pelo Hulk em "Vingadores Ultimato" e retratando melhor a visão da capitã Monica Rambeau (agente da S.W.O.R.D) e dessa organização que está responsável por investigar os acontecimentos referentes ao campo de energia (Hex) que está envolvento toda a cidade de Westview. Portanto nesse episódio eles descobrem que as pessoas da cidadezinha estão presas nesse Hex e questionamentos ficam em aberto como: "As pessoas estavam reféns de algum vilão ou da Wanda?" "Wanda que criou aquele Hex e estava protegendo seu "conto de fadas"?" "Quem seria o vilão ou a vilã?" "Quem seria o(a) mocinho(a)?" "E por fim, "Wanda restaurou o Visão?"


Em "Um episódio muito especial" voltamos a ver o ponto de vista de Wanda e agora ela se encontra na década de 80. Vale destacar antes de relacionar os acontecimentos desse episódio que, em cada episódio há um avanço temporal de dez anos e embora passem os acontecimentos de um dia, acontecem tantas coisas que parecem que se passaram anos. Dito isso, o episódio inicia com Wanda e Visão cansados e procurando uma solução para acalmar o choro dos seus filhos ainda bebês Tommy e Billy quando Agnes, uma das vizinhas deles, aparece para lhes ajudar. Algo marcante nesse episódio é que a realidade está bem mais alterada que a anterior e os filhos da Wanda monstram não serem controlados pela mãe, a deixando bastante surpresa. Um fato que marcou essa afirmativa se deu quando seus filhos cresceram no mesmo dia até atingirem a idade de dez anos, deixando inclusive o Visão muito intrigado com a rapidez dos acontecimentos e lhe dando uma razão para investigar o motivo daquela rapidez da vida deles. Um episódio marcado por surpresas, questionamentos do Visão e um personagem misterioso que promete mexer com todo aquele universo.



No próximo episódio, Wanda e sua família se encontram na década de 90 e estão pronto para passarem o primeiro Halloween juntos. Mas, os planos de Wanda desandam um pouco quando Visão recusa se juntar a eles dizendo que precisava trabalhar como vigia do bairro. Mas a verdade é que a investigação de Visão continuou e nesse episódio fortes emoções, mais segredos e muitas surpresas aparecem e não têm como assistir esse episódio sem ficar com um aperto no coração com o rumo dos acontecimentos. Enquanto dentro do Hex o clima esquenta, fora dele Mônica tentou uma maneira, junto com Darcy e Jimmy de ajudar a Wanda e de descobrir toda a verdade e tudo o que a S.W.O.R.D escondia. O final desse episódio foi simplesmente impressionante, às coisas ficaram cada vez mais intensas e às perguntas e anseio por mais episódios que nós fãs tinhamos aumentaram nesse ponto da série.



O episódio sete "Derrubando a Quarta Parede" mostrou a década de 2000 e nele Wanda por meio dos acontecimentos anteriores se encontrou esgotada e estava precisando de um descanso. Mas, a realidade dela estava bem fora de controle e o esforço dela para manter a ordem estava maior e não dando tão certo quanto de costume. Nesse episódio, uma outra pessoa entra no Hex e consegue seus poderes e muitas revelações aparecem, tanto para o Visão que não estava se lembrando do que viveu antes do Hex, como para Wanda que descobriu algo inesperado para ela.



E por fim, nos dois últimos episódios "No episódio anterior" e "O grande final" revelações sobre o passado dos personagens vem a tona e conhecemos um pouco do passado da Wanda e a explicação de cada episódio, desde o primeiro aparece com um significado, nos mostrando que tudo o que foi apresentado, mesmo que cômico, tinha um sentido na série e o "grand finale" se encerra fechando quase todas às dúvidas que foram apresentadas na série e dando um final digno, muito bem pensado, emocionante e genial. 


A série abriu um leque para a quarta fase da Marvel, introduzindo personagens novos e instigantes e dando ganchos para filmes como Homem Aranha 3, Doutor Estranho 2, Capitã Marvel 2 e para às outras séries que a Disney fará desse universo. WandaVision foi muito bem pensada e cada detalhe utilizado nos episódio, por mais simples que seja foi muito bem construído e fez um sentido ao final. Wanda desde o começo pareceu confusa com tudo aquilo que estava vivendo e o Hex foi para ela um lugar de superação não apenas do seu luto, mas um lugar de autoconhecimento daquilo que é e daquilo que pode fazer. 



A série em si nos alerta sobre a importância dos laços que estabelecemos, do passado para a construção do nosso futuro, das pessoas em nossas vidas e do amadurecimento que é necessário que tenhamos. Mais do que isso, essa é uma série que mostra também o quanto a dor nos modifica, mas que nem sempre ela pode ser responsável pelo pior de nós mesmos, nos dando a reflexão de que por mais dores que tenhamos que suportar, somos nós e apenas nós que iremos escolher o que faremos com ela e no que iremos ser. A dor não é responsável por formar pessoas ruins, somos nós que temos o poder na mão de sermos pessoas boas ou ruins, independentemente da dor que tivermos.




Como todas as produções grandiosas do universo Marvel, VandaVision não decepciona e garante as muitas aventuras que ainda estão por vir ao longo dessa nova fase. Ainda há muitas pontas soltas que possibilitam inúmeras teorias sobre o futuro de Wanda, mas as notícias já informam que a segunda temporada não está nos planos no momento. Então o que nos resta é descobrir um pouco mais nos próximos filmes e séries que serão lançados, além de assistir novamente os episódios para elaborar cada teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário