domingo, 6 de dezembro de 2020

Mulan

 


Título Original: Mulan

Direção:Niki Caro
Ano de Lançamento:2020
Duração: 1h e 50min
Nacionalidade: EUA
Gênero: Aventura, Fantasia.


Sinopse: Em Mulan, Hua Mulan (Liu Yifei) é a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande .

Resenha:
A Disney+ finalmente chegou no Brasil, no dia 17 de novembro, o streaming conta com um extenso catálogo de filmes, séries, animações e documentários. É englobado as franquias da Márvel, Star Wars, Pixar e National Geographic e dentre todas as produções originais dos estúdios Disney, o live action de Mulan é o que eu estava mais ansiosa para assistir. Vamos conhecer?

Mulan vive em um pequeno vilarejo, onde aprende todos os costumes de sua cultura, no entanto desde criança os moradores locais a olhavam torto por não possuir certa postura e delicadeza feminina. Ela possuía certas habilidades que, segundo seu pai, seriam desperdiçadas por ter nascido mulher. Deste modo os anos vão se passando e cada vez menos a jovem se encaixa no que esperam dela.


Paralelamente várias regiões da China começam a sofrer ataques dos Hunos que buscam dominar o império. Eles contam com a ajuda de uma mulher que, assim como Mulan, possui certas dons. Essa mulher se junta aos Hunos quando é julgada pela sociedade que a vê como uma mera bruxa, sendo esta a oportunidade de revidar toda a humilhação que constantemente sofria.


Quando a ameaça ao imperador da China se tornam mais evidentes, um homem de cada família é convocado para combater os inimigos. O pai de Mulan não teve filhos homens, apenas duas filhas, e por isso começa a se preparar para voltar a guerra. Mulan reconhecendo a idade já avançada de sua figura paterna, além da lesão permanente que ele obteve na ultima guerra, aproveita que toda sua família está dormindo e assume a identidade do pai para protegê-lo.


A jovem passa por todo o treinamento necessário, enquanto esconde sua verdadeira identidade. No entanto, o verdadeiro caos e perigo finalmente se mostram quando os guerreiros estão frente a frente com os Hunos. Por quanto tempo Mulan iria honrar seu juramento de  lealdade, coragem e verdade?


Lançado essa semana, no dia 4 de dezembro, a estreia do filme foi adiada várias e várias vezes devido o atual momento de pandemia. O público aguardava ansioso, mas também com certo receio... Principalmente com a clara promessa da produção em trazer muitas diferenças, quando comparadaem a animação já popularmente conhecida.

O principal é a falta do dragão Mushu e o grilo, ambos que a acompanham durante toda sua aventura. A ausência de Li Shang, par romântico de Mulan no desenho, também chocou a todos e provocou inúmeras discussões sobre a qualidade da obra. No entanto, após assistir ao live action com os olhos atentos e livre de quaisquer pré julgamento, é preciso reconhecer a essência desses faltosos estão incorporados em novos personagens.  

É realmente possível acompanhar muitas divergências em relação ao filme com a animação, mas isto só traz mais foco a lenda em si. Há mensagens honrosas que deixam ainda mais bela a história já famosa, ensinando inúmeras lições a quem assiste. Além disso, há muitos pontos positivos em relação a toda produção.

O que primeiramente fica notável é o quão realista e fiel a produção foi ao apresentar a cultura da região, deixando visível a representatividade que queria transmitir ao público. O telespectador se envolve completamente na obra e nos sentimentos transmitidos por cada personagem através da belíssima atuação do elenco, principalmente a protagonista que conseguiu exibir com perfeição toda a força e sabedoria que Mulan possui. O jogo de cenas também é outro aspecto exemplar, oferecendo uma maior imersão e emoção em cada detalhe dos variados ambientes.


De forma geral, mesmo que eu tenha sentido falta de alguns detalhes que havia no desenho, tentei levar meu olhar pro filme no sentido mais amplo e simplesmente amei. São "princesas" como Mulan que precisam ganhar cada vez mais força... É preciso que todos embarque na luta pelos direitos femininos, em prol de uma verdadeira lealdade... Essa força e união feminina, abordadas no filme, que precisam alcançar cada vez mais as nossas realidades.

Pra finalizar, deixem aqui os comentários do que esperavam e assistiram do filme. Enquanto isso, deixo essa música linda que fez parte  trilha sonora nacional!



Nenhum comentário:

Postar um comentário