sábado, 8 de fevereiro de 2020

Com amor, Simon

Título do livro: Com amor, Simon
Autor: Becky Albertally
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2018
Gênero: Romance, LGBT, New Adult, Juvenil

Onde Comprar: Saraiva

Sinopse: 
Encantadora história de amor que questiona os padrões sociais chega aos cinemas em 22 de Março com nova capa e novo título, a apaixonante história de Simon que conquistou milhares de leitores com uma trama que trata com naturalidade e bom humor a afirmação e os dilemas de um adolescente gay.
Agora, a adaptação do romance chega às telas de cinema com Nick Robinson, de Jurassic World, no papel de Simon, e Katherine Langford, protagonista de 13 Reasons Why.

Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas - afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada

Resenha:

Simon é um adolescente de dezesseis anos que guarda um grande segredo sobre sim mesmo: ele é gay. Certo dia um garoto na mesma situação revela sua sexualidade de forma anônima, em uma rede social utilizado por muitos da escola. Desta maneira que Simon entra em contato e começa a trocar e-mails com o menino misterioso, finalmente confessando a Blue o que antes estava enterrado profundamente.

"Talvez seja porque quero me segurar naquilo que eu sempre fui."

Logo os dois começam a conhecer sobre os gostos, as dúvidas e os medos um do outro. Mesmo não sabendo a identidade da pessoa com quem conversa, Simon começa a se apaixonar por Blue. No entanto, tudo se complica quando um outro aluno lê as conversar entre Simon e Blue.

"Você ja se sentiu preso dentro de si mesmo?"

Por um descuido de Simon, Martin lê a troca de e-mails e vê neles a chance de conseguir o que deseja. Assim ele começa a chantagear o protagonista, ameaçando expor tudo o que sabe. A necessidade de se assumir fica cada vez maior pra Simon, mas para isso ele precisa enfrentar todos os seus receios.

"Às vezes eu me sinto como se estivesse preso em uma roda-gigante. Em um minuto, estou no topo do mundo. No seguinte, estou no fundo do poço."

"Simon vs a Agenda Homo Sapiens" foi o primeiro nome da obra de Becky Albertally, sendo substituído e atualmente reconhecido por "Com Amor, Simon". A primeira edição foi lançada em 2016, já a segunda veio em 2018 com a adaptação para as telonas. O livro, lançado pela editora Intrínseca faz um grande sucesso, principalmente com o público juvenil.

"todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo.”

Albertally nos expõe a um enredo leve e divertido, mas ainda assim cheio de lições a serem passadas. Com muito humor e diversão a narrativa aborda sobre o dilema de aceitação das pessoas LGBT, em relação a: si, a família, os amigos e a própria sociedade. Apesar da vida boa e tranquila que leva, Simon não se sente confortável em ser quem realmente é e quantos aqui já se identificaram com esta situação?

“É que às vezes parece que todo mundo sabe quem eu sou, menos eu.”

Através de diálogos descontraídos, a leitura leva a questionamentos muito relevante sobre o cotidiano. Neste contexto que o leitor é levado a uma ótima e realista reflexão, sobre a naturalidade de uma pessoa ser hétero. Porque apenas aqueles que são LGBT precisam se expor para o mundo? Porque o hétero não precisa assumir aos outros a sua sexualidade também?

"Até onde eu sei, sair do armário não é uma preocupação na vida dos garotos héteros."

Estes são alguns dos pontos mais profundos de toda a história, mas ainda há o outros importantes aspectos que podem ser ressaltados. Laços de amizade, relações familiares, bullying na escola e, é claro, o amor na juventude. Tudo isso, somado ao grande mistério de quem seria o Blue, é o que compõe essa extraordinária obra.

"É como se nada em mim pudesse mudar."

Impossível não se envolver nesta narrativa e resistir na torcida por Simon, é uma verdadeira preciosidade mergulhar nesta leitura. Becky traz o desejo de muitos sobre a igualdade no amor, em relação a si e ao outro. Precisamos tornar nossa sociedade mais segura e mais gentis para as pessoas LGBTs, para que elas escolham se precisam ou não se "revelar".

"Todo mundo merece uma grande história de amor."

Leia, aprenda, viva e compartilhe a grande história de amor de Simon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário