domingo, 24 de novembro de 2019

Amor e Amizade

Filme: Amor e Amizade
Título original: Love & Friendship
Gênero: Comédia, Drama
Ano de lançamento: 2016
Dirigido por: Whilt Stillman
Duração: 1:33h



Sinopse: Para fugir das fofocas sobre seus casos amorosos, a viúva Lady Susan Vernon busca refúgio na casa dos antigos cunhados e decide arranjar um novo marido para si e um bom pretendente para sua filha, Frederica. TRAILER

Resenha: 

Amor e Amizade é um filme baseado no livro  Lady Susan, de Jane Austen. O título escolhido para o filme é um pouco polêmico porque Jane Austen tem uma obra juvenil chamada Amor e Amizade, sendo que o filme é totalmente baseado em Lady Susan. Isso deixou as coisas um pouco complicadas para as comunidades de fãs da autora, mas, de todo o resto, este filme foi extremamente bem construído.

A história gira me torno da personagem homônima ao título do livro, uma viúva, por volta de 35 anos, dona de uma grande beleza e de grande poder de manipulação. Após a morte de seu marido, ela vive dos favores concedidos de amigos e parentes. Sua atitude paqueradora e manipuladora causa discórdias nos lugares onde está.


Quando Lady Susan (Kate Backinsale) vai para uma visita ao seu cunhado, ela conhece Reginald DeCource (Xavier Samuel), irmão de sua concunhada. Aproveitando não só da beleza do rapaz e da futura fortuna e título, Lady Susan o vê como um desafio particular a ser dobrado, uma vez que sua fama a precedia e Reginald acreditava que ela era apenas uma coquete. Complicando a situação, aparecem os casos mal resolvidos da última família que hospedou Susan e os problemas que se impõe com a presença de sua filha Frederica (Morfydd Clark).


Originalmente, Lady Susan é um romance epistolar, mas como transformar cartas em cenas? Como apresentar personagens que aparecem em citações, sem que tenha um contexto cenográfico completo? Bem, essas supostas dificuldades tornaram o filme uma verdadeira obra de adaptação. Uma solução encontrada é a apresentação de alguns personagem no estilo de um teatro. Isso deixou confuso o começo do filme, mas vai entendendo as coisas no desenrolar.

A maioria das falas ocorrem entre dois personagens, no máximo três personagens, mas sempre são dois que interagem mais. Essa foi uma forma de continuar o enredo se estruturando na conversação entre cartas e de manter o desenrolar das intrigas, o caráter e o sentimento dos personagens.

São muitas as nuances desse filme a serem destacadas: o figurino incrível, a escolha dos atores, a comédia que muda o tom do drama, o uso de falas que realmente constam no livro, entre outras. O conjunto torna esse filme uma das adaptações de Jane Austen mais satíricas, na minha opinião. É uma pena não ser tão bem apreciado quanto merece.

Já viram? O que acharam? Conta, porque queremos saber!

2 comentários: