terça-feira, 29 de outubro de 2019

O Perfume: História de um Assassino


Título: O Perfume: História de um Assassino
Autor: Patrick Suskind
Editora: Record
Páginas: 220
Ano: edição de 2014

Gênero: Fantasia, Mistério, Terror

Skoob
Onde comprar: Amazon

Sinopse: Em Paris, no ano de 1738, nasceu Jean Baptiste Grenouille. Filho de uma feirante, ele veio ao mundo em uma barraca de peixe na cidade mais suja e mal cheirosa do mundo ocidental no século XVII. Após a morte de sua mãe, sobrevive a doenças e pestes em diversos lares miseráveis. Contra todos os prognósticos, Grenouille acaba desenvolvendo duas características que mudariam sua vida - ao mesmo tempo em que não tinha nenhum cheiro, ele era dotado de um olfato apuradíssimo. Este último talento permite que deixe para trás a pobreza para brilhar na indústria da perfumaria. Mas Grenouille, um personagem amoral, não ambiciona a fama ou a fortuna que sua habilidade poderia lhe proporcionar, mas um poder maior sobre as pessoas, baseado na sedução dos odores sobre a alma humana. Assim, Grenouille dedica-se obsessivamente, e sem recuar diante do crime, à preparação de um perfume irresistível, que permitisse conquistar e dominar qualquer ser humano.

Resenha:

Não sou de ler livros desse estilo, confesso! Entretanto ao ler essa sinopse fiquei curiosa a conhecer. Ainda não vi o filme (Se viram comentem aqui nos comentários suas impressões), mas ao ler esse livro e os detalhes que ele exprime fiquei impactada e num misto de sensações que até agora não sei como definir. A vida de Jean-Baptiste Grenouille nunca foi fácil, ele nasceu na suja e nojenta Paris no final de 1700, embaixo de uma bancada de peixe da forma mais asquerosa possível: saindo de sua mãe e caindo direto em meio às gosmentas vísceras de peixe. Sua mãe foi condenada por infanticídio e ele ficou seguindo de domicílio em domicílio por uma característica dele que assustava as pessoas: não ter nenhum odor próprio, mesmo vivendo numa cidade que fedia. Sobrevivendo a muitas doenças e situações desumanas, uma característica o destacava dos demais, causando ainda mais medo nas pessoas: tinha um olfato extraordinário; sentia o cheiro de qualquer coisa, até mesmo há quilômetros de distância (um dos pontos mais sinistros da história, as descrições de cheiro dele são às mais impressionantes e assustadoras).


"Aos seis anos, já havia captado olfativamente todas as suas redondezas. Não havia na casa de Madame Gaillard nenhum objeto, na Rue de Charonne, ao norte, não havia lugar, ser humano, pedra, árvore, arbusto ou cerca de ripas, nenhuma superfície, por menor que fosse, que ele não conhecesse pelo cheiro, que não reconhecesse e não guardasse firmemente na memória, em seu caráter único."

Sua obsessão por cheiros se torna mais intensa quando ele se encanta pelo cheiro de uma jovem a quilômetros de distância e ele colocou em sua mente que precisava daquela fragrância a todo o custo. Com isso fez o que achou necessário (entende-se por matar) para ter todo o vislumbre da fragrância para si.

"Palpitava-lhe a extraordinária sensação de que esse aroma seria a chave para ordenar todos os outros aromas, que não se entenderia nada de aromas se não se tivesse entendido esse; e ele, Grenouille, teria desperdiçado a vida se não conseguisse pegá-lo. Precisava tê-lo, não pela mera posse, mas para sossego do seu coração."

Após o episódio ele percebeu que ele devia ser perfumista e que gostaria muito de descobrir novos aromas e mexer com tudo isso.

"Tinha achado o norte para a sua vida futura. E como todos os monstros geniais, aos quais um evento externo deita um trilho reto dentro da caótica espiral de suas almas , Grenouille não se desviou mais daquilo que acreditava ter reconhecido como direcionamento do seu destino."

Com um pouco de esforço, ele consegue o cargo de aprendiz de um perfumista que já estava para desistir de sua carreira - Maitre Baldini - e com sua capacidade de memorizar cada cheiro que sente e de criar composições em sua imaginação, transforma Baldini num dos perfumistas mais ricos da comunidade. Mas seu destino não para por aí, pois ele quer ir além e nessa saga de fazer o melhor perfume que iria existir (em uma concepção de colocar dentro de um frasco o cheiro de um corpo), ele não medirá esforços e cruzará todos os limites para alcançar tal feito. Nunca um odor poderia ser tão ácido. Em minha opinião o livro foi incrível, embora os detalhes de certos odores ou cenas tenham me incomodado um pouco, esse livro apresenta uma leitura fluída e envolvente que te deixa horas refletindo sobre o final.

Obs: Na foto deste post, em vez de deixar a capa do livro, coloquei em meu kindle essa imagem que foi utilizada como parte da capa do filme, pois achei que ela além de ser incrível, resumiu um pouco de meus sentimentos sobre esse livro (uma mistura que se desfaz e me deixa alí, no "vazio"). Sério estou apaixonada por essa imagem🖤

Já leram esse livro? Ou assistiram ao filme? Conta para a gente aqui nos comentários suas impressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário