domingo, 20 de outubro de 2019

O Estranho Mundo de Jack



Filme: O Estranho Mundo de Jack
Título Original: The Nightmare Before Christmas
Ano de Lançamento: 1993
Dirigido por: Tim Burton
Duração: 1h 16min

Sinopse: Jack Skellington, o Rei das Abóboras, se cansa de fazer o Dia das Bruxas todos os anos e deixa os limites da cidade. Por acaso, acaba atravessando o portal do Natal, onde vê a alegria do espírito natalino. Ao retornar para a cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal. Apesar de sua leal namorada Sally ser contra, o Papai Noel é capturado e os fatos mostrarão que Sally estava certa o tempo todo.

Resenha: E estamos de volta com mais uma resenha de filme infantil. Como eu sou a louca do Halloween, o filme tinha que ser nesse tema, né? Não podia ser diferente. 

E hoje temos mais um filme do meu amor, Tim Burton! Quem nunca ouviu falar de O Estranho Mundo de Jack, ou nunca viu a carinha do nosso esqueleto favorito por aí? Sem dúvidas é o filme mais famoso de Tim Burton e, junto da Noiva-Cadáver (resenha disponível aqui), um dos meus favoritos. 

Na obra conhecemos Jack Skellington, o Rei da Abóbora, responsável por organizar o Halloween e fazer com que os melhores sustos sejam dados. Mas nosso esqueleto enfrenta uma crise existencial (quem nunca? hahah) e resolve dar uma volta. Ele acaba encontrando, na floresta, várias portas com os mais diversos formatos. Uma delas chama sua atenção. É a porta do Natal.


Ao entrar por esta porta, Jack se depara com um mundo novo, completamente diferente daquilo que ele conhece, e fica extasiado com as novas sensações que está experimentando, apaixonando-se por tudo aquilo que vê.


Ao retornar para seu mundo, ele decide se tornar Papai Cruel, sua versão distorcida de Papai Noel e realizar a festa de Natal, confeccionando os presentes das crianças da maneira mais assustadora que seus "súditos" estão acostumados, misturando aquilo que Jack é e sempre foi com o que gostaria de se tornar. Para que possa assumir o lugar do Bom velhinho, o Rei da Abóbora manda sequestrar Papai Cruel, culminando na minha música preferida do filme.



O Estranho Mundo de Jack é mais uma obra feita com a técnica de stop-motion tão amada por Tim Burton. Apesar de ser um filme infantil, muitas pessoas já me relataram que consideram esse seu primeiro "filme de terror". O traço característico de Burton dá um toque um tanto quanto macabro ao filme, justificando a indicação do mesmo como filme de terror infantil.

Se eu tivesse que indicar uma época do ano para assistir a esse filme diria, definitivamente, a época de Halloween, mas o mesmo se encaixa perfeitamente na temática Natalina, o que faz da época minha segunda opção.

Com diversas músicas, reflexões existenciais e aquele gigantesco toque trevoso, o filme é ideal para crianças e adultos! Nenhuma idade fica de fora quando se trata de Tim Burton.

Já conhecem o filme? Ainda não? Corre pra assistir e vem contar pra gente o que achou!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário