sexta-feira, 18 de outubro de 2019

A Maldição do Cigano / A Maldição




Livro: A Maldição
Autor: Stephen King
Ano: 2012
Páginas: 289
Editora: Suma de Letras
Gênero: Suspense/Mistério/Horror/Romance
Skoob
Onde Comprar: Saraiva, Amazon, Submarino 






Sinopse: "Mais magro!" Esta única frase, sussurrada por um velho, é a senha para que a vida do advogado Bill Halleck se transforme radicalmente. Os dois se encontram na saída do tribunal, depois de Halleck ser inocentado pelo atropelamento de uma cigana. Ele escapou da justiça americana, mas não levará muito tempo para descobrir que há outras formas de pagar por um erro.

Em pouco tempo, o obeso Halleck começa a emagrecer - seus quilos sugados a cada dia que passa. Para surpresa dos médicos que o examinam, não há nada de errado fisicamente. Mas ele sabe que encontrar o velho patriarca dos ciganos é sua única saída. 

Numa narrativa vertiginosa, em que cada segundo perdido afasta mais de Bill a possibilidade de sobreviver, A Maldição combina suspense e terror com a habilidade inconfundível de Stephen King. Acompanhe Bill Halleck nesta contagem regressiva. Você será a única testemunha de que a justiça dos homens pode ser cega, mas há forças poderosas para além de nossos olhos ditando suas leis. 


Resenha: 

O livro foi originalmente publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman, em 1984, com o título A Maldição do Cigano. 

Ao acompanharmos a jornada de Bill Halleck, enfrentamos, junto da personagem, seu medo. Ao ser amaldiçoado, Bill começa a perder peso de maneira desenfreada. No início, o acontecimento deixou o mesmo e sua esposa felizes, afinal ele estava emagrecendo, mas logo isso se tornou um problema. A culpa de ter atropelado a velha cigana rodava sua mente a todo o momento, e o contato com o cigano que ele acredita tê-lo amaldiçoado preenchia seus pesadelos.

Não achei o livro um dos melhores. Sua leitura é lenta e arrastada, apesar da história ser bem legal. O que achei mais interessante na obra é o sentimento que provoca. Não é um livro que te dá medo, mas te deixa tenso, cada vez mais a cada página ou ocorrido importante. A relação que construímos com Bill é curiosa. Ao mesmo tempo que torcemos por ele, torcemos contra ele.

Conforme a história avança e os fatos vão se esclarecendo, minha reação ao livro foi mudando. Ao mesmo tempo que fiquei animada para saber o que aconteceria com Bill e o desenrolar de seus feitos, fiquei desanimada por ver que a história estava tomando o rumo que eu imaginava. Mas Stephen King sempre surpreende, então me vi numa relação de amor e ódio com a história. Enquanto tem momentos muito bons, também tem passagens que te fazem torcer o nariz para a obra.

A trama tem seus pontos positivos, momentos marcantes e se destacou por mostrar um medo muito comum. O medo do desconhecido. Apesar de temer por estar emagrecendo muito e com uma velocidade incomum, o que Bill mais teme é não saber o que está causando isso. E assim ele começa sua busca atrás de respostas e uma solução para seu problema. 


Não achei o melhor livro do Mestre, mas também não detestei a trama. O final em aberto me deixou um pouco frustrada, mas é uma obra interessante. Recomendo a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário