sexta-feira, 19 de julho de 2019

Histórias de Fantasmas



Livro: Histórias de Fantasmas 
Autor: Charles Dickens
Ano: 2009
Páginas: 192
Editora: L&PM
Gênero: Contos, Ficção, Horror
Skoob
Onde Comprar: Saraiva, Amazon, Submarino







Sinopse: A estreia de Dickens na lietratura se deu com a publicação de contos em periódicos ingleses da época. O grande escritor vitoriano, conhecido pelos romances que abordam a problemática social e retratam as dificuldades da infância, tinha um gosto especial por fenômenos sobrenaturais e histórias de fantasmas, especialmente as natalinas. Treze delas, incluindo "Fantasmas de Natal", estão reunidas nesta edição. Dickens, como mestre que foi - reconhecido por nomes como George Orwell e Hans Christian Andersen -, trabalha as tênues fronteiras da loucura e da sanidade e cria histórias lúgubres vividas por pessoas comuns, surpreendendo até os mais incrédulos. 
Charles Dickens (1812-1870) criou personagens emblemáticos, dos quais se destacam os protagonistas de Oliver Twist (1837) e David Copperfield (1849). Em sua extensa obra como romancista e contista, denunciou a exclusão social, os maltratos infantis e a crueldade do mundo industrial. 

Resenha: 

A obra de Dickens conta com 13 contos sobre histórias cotidianas de fantasmas. Sua escrita é bem tranquila de se ler, fazendo com que seja um livro leve e rápido. Para aquela galera que é de ler em transporte público Histórias de Fantasmas é perfeito para a ocasião. 

Os contos presentes no livro são: 

O sinaleiro
Manuscrito de um louco
A história do caixeiro-viajante 
A história dos duendes que sequestraram um coveiro 
A história do tio do caixeiro-viajante
O barão de Grogzwig
Uma confissão encontrada no cárcere à época do rei Carlos II
Para ser lido ao anoitecer 
O julgamento por assassinato
Uma criança sonhou com uma estrela 
Fantasmas de Natal
A noiva do enforcado
Visita para o sr. Testante

Todos os contos abordam, além da temática sobrenatural, algum problema social importante, como o trabalho excessivo e a diferença de classes. 

Muitos leitores se assustam ao ouvir o nome de autores clássicos como Dickens, às vezes por medo das histórias serem maçantes ou a escrita ser muito complicada, mas garanto que não é o caso deste livro. Como já havia dito, é uma leitura leve de se fazer, principalmente por se tratar de contos. É possível ler um conto ou mais por dia sem nem sentir. 

Não irei me ater a cada um dos contos nesta resenha, caso contrário a experiência com este livro será afetada, mas posso dizer que gostei muito de cada um deles. Minhas viagens de metrô não seriam as mesmas sem meu querido Dickens. 

E assim deixo aqui esta recomendação para todas e todos aqueles que querem se aventurar pelos autores clássicos, especialmente por Dickens, e não sabem por onde começar. E se você já leu a obra e/ou gosta do autor, vem conversar com a gente, queremos saber sua opinião!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário