domingo, 12 de maio de 2019

Série Você






Título Original: You
Dirigido por: Greg Berlanti e Sera Gamble
Ano de Laçamento: 2018
Duração: 42 minutos
Nacionalidade: Estados Unidos







Uma série que dividiu opiniões e gerou muitas polêmicas, Você (You) é um thriller psicológico da Netflix baseado no livro da Caroline Kapnes de mesmo título. Para quem ficou curioso(a) para conhecer mais do livro, têm resenha dele aqui no blog (link da resenha). Estreando na plataforma em 26 de dezembro de 2018, a trama narrada em primeira pessoa na visão do Joe, apresenta um romance obsessivo dele por uma estudante universitária aspirante à escritora. Tudo começa com uma troca de olhares, uma ligação fatal e um acender das emoções mais profundas, sentimentos esses sentidos por Joe Goldberg, interpretado brilhantemente pelo ator Penn Badgley, ao se deparar com uma jovem meio perdida na livraria East Village onde trabalha. Joe é um stalker em potencial, um livreiro atraente, misterioso, enigmático e muito atento a tudo em sua volta, que após sair de uma ilusão amorosa volta a ter esperanças no amor ao ver em uma de suas clientes, algo de diferente e especial que o atraí instintivamente. Essa cliente é Guinevere Beck, interpretada pela Elizabeth Lail, uma moça linda, sensual e simpática com todos, mas que não percebe o que todos escondem por trás de suas costas.



Aos olhos de Joe, ele estava perdidamente apaixonado e ela ficaria um dia por ele também se o conhecesse melhor. Desse modo, seu plano era stalkear a moça e estar no lugar certo, na hora certa e nesse sentido, o destino estava ao seu favor, pois além dela perder o celular e ele o encontrar com todas as contas e senhas destravadas, Beck sempre estava em apuros e ele, é claro, sempre fingia ser o salvador dela por "irônica do destino" estando sempre no mesmo lugar que ela para a resgatar. Buscando conhecer cada traço de Beck, as stalkeadas passam para além das redes sociais e ele passou a segui-la em quase todos os momentos e nessas buscas sórdidas, ele descobre também podres dos amigos dela e do namorado que ela tinha relações. Numa dessas empreitadas, ele descobriu que uma das amigas dela Peach Salinger, interpretada por Shay Mitchell, apresenta também certa obsessão por Beck ao ponto de a querer só para ela e vendo uma possível ameaça ao romance perfeito que arquitetou, tenta de todas as formas acabar com Peach, o que terão muitos planos fracassados.



Mesmo com todos esses comportamentos sórdidos e maquiavélicos de Joe, de dizer proteger Beck ao ponto de matar se necessário, a série tenta de certo modo limpar a imagem dele. Desse modo, tentam mostrar um lado mais humano do personagem com a preocupação que ele sente pelo Paco, um jovem interpretado por Luca Padovan, que durante a série sofre muito com o padastro que bate em sua mãe e o pune bastante por ter contato com o Joe e ler livros. Não li o livro mas sei que o Paco foi um personagem criado especificamente para a série, num resgate da humanidade de Joe, que tentará a todo o custo ajudar esse menino e o incentiva a leitura. Joe é um personagem que sofreu bastante desde criança, tendo pelo seu pai às mais duras exigências e castigos que o traumatizaram. Ao entrar em contato com Paco, ele vê nesse garoto a esperança de pelo menos o ajudar a mudar de vida e tenta o ajudar da maneira que queria ser ajudado quando criança. Entretanto, Joe não é mocinho, ele errou muito e suas atitudes passaram de todos os limites aceitáveis do stalker. Por meio dos episódios, é perceptível o quanto a mente de Joe assumi um nível imensurável de ciúmes e no quanto ele pensa em apenas ter Beck a todo o custo, acreditando que todas as suas ações sórdidas foram para o bem dela.



A série é polêmica e abre vários ganchos para alguns assuntos que dividem opiniões. Primeiro, stalkers todos podemos ser em determinados momentos das nossas vidas, entretanto, o potencial doentio retratado nas características de Joe é um alerta para todos nós em relação a nossa vida em sociedade, pois o que ele fez não deve ser considerado normal, nem defendido, muito menos copiado. Segundo, numa época em que não vivemos sem internet vale o alerta para o cuidado com aquilo que se posta nas redes sociais, pois existem muitos Joe por aí e devemos ficar alertas e nos precaver. A série também faz um alerta para às relações abusivas, uma situação muito complicada e difícil de encarar. Uma relação que não permite ser você, que te submete a exploração, que limita seus passos e sonhos e que te agride física e emocionalmente não deve ser mantida, sei o quanto é complicado mas fica o alerta, não continue nessa, denuncie.




Uma série que trabalha bastante com o psicológico, abordando assuntos intensos e complexos. Mas apesar de tudo, acredito que valha a pena dar a sua devida atenção, pois nada mais justo do que refletir sobre assuntos tão complexos e ao mesmo tempo tão comuns em nossa sociedade. A série terá uma segunda temporada e até o momento ainda não temos uma previsão de lançamento, mas assim que tivermos mais novidades divulgaremos para vocês. 




Conte para a gente o que acharam dessa série e o que esperam da segunda temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário