terça-feira, 14 de maio de 2019

A Cinco Passos de Você



Título do livro: A Cinco Passos de Você
Autor: Rachael Lippincott, Mikki Doughtry e Tobias Iaconis
Editora: Globo Alt
Páginas: 288
Ano: 2019
Gênero: Drama, Romance, Jovem-Adulto

Onde Comprar:    Amazon    Saraiva    Submarino




Sinopse: Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros pacientes com a doença.

O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava. O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore.

Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes.

Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a seis passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?

Resenha:

Desta vez o papel é inverso, das telonas para as páginas. Este livro foi construído com base no roteiro do filme, ambos nomeados de "A cinco passos de você". A autora Rachael Lippincott escreveu com Mikki Doughtry e Tobias Iaconis, buscando conscientizar a população sobre a doença nomeada de fibrose cística.

"Essa merda de tratamento é o que nos impede de estar lá embaixo e realmente viver."

Fibrose cística é uma doença crônica que leva o corpo a produzir muco, impedindo os pulmões de funcionarem normalmente. Essa é a doença que Will e Stella, os protagonistas da obra, possuem e os impede de aproveitarem todas as experiências de sua juventude. Até hoje não foi descoberta a cura para a fibrose cística, fazendo com que os pacientes busquem apenas tratamentos para prolongar a vida e melhorar a qualidade da mesma.

"Pela primeira vez, sinto de verdade o peso de cada centímetro, de cada milímetro desses dois metros de distância que há entre nós."

Assim, Stella Grant vive a maior parte de sua vida dentro de um hospital, tomando todos medicamentos necessários e aguardando um transplante pulmonar. Ela possui uma família que a ama, amigas incríveis e projetos de conscientização sobre sua doença. No entanto, toda sua dedicação ao tratamento pela própria saúde é devido a preocupação com a felicidade de seus pais.

"Se eu vou morrer, gostaria de pelo menos viver primeiro.E daí posso morrer"

Por outro lado Will Newman já está desesperançoso e não aguarda mais a cura. Ele já aceitou sua condição e tudo o que deseja é conhecer o mundo, enquanto ainda puder. Mas sua mãe está determinada em ver o filho saudável e, por isso, o arrasta para diferentes tratamentos em todo o mundo.

"Aqui você encontrará meu coração e minha alma. Seja gentil."

Will acaba indo parar no mesmo hospital que Stella. Ambos tem em comum apenas a doença, porém uma grande relação começa a surgir. Apesar disso, literalmente por questão de vida ou morte, os dois precisam se manter a seis passos um do outro para evitar infecções.

"E, nesse momento, percebo que estou fazendo a única coisa que  prometi a mim mesmo que nunca faria. Estou desejando algo que nunca vou poder ter."

É um livro magnífico e extremamente doloroso, pois o leitor já inicia a leitura sem esperanças. De certa maneira o final já é esperado e a cada virar de páginas faz com que se queira estar errado. Mesmo assim é um enredo que surpreende completamente e, com toda a preparação psicológica, os caminhos escolhidos deixam chocados e desorientados.

"A distância entre nós nunca vai deixar de existir ou mudar. Seis passos. Para sempre."

Toda a história é muito realista, sem romantizar ou dramatizar a doença. Os protagonistas se mostram falhos e inseguros, exibindo todas as suas dúvidas e medos. É impossível não se envolver nessa experiência, compartilhando das mesmas dores e frustrações dos personagens.

"A única coisa pior do que não poder ficar com ela ou perto dela seria viver num mundo sem ela. Principalmente por minha culpa."

Faz-se possível se apegar aos incríveis e maravilhosos personagens secundários. Um em especial é Poe, que também possui a doença e acompanha desde o início a conexão que Will e Stella vão estabelecendo. A própria história de vida de Poe é comovente, fazendo com que todo leitor se encante com ele.

"Estou cansada de não viver de verdade. Cansada de viver desejando coisas. Há muito na vida que não podemos ter."

A relação familiar também é um ponto muito importante na obra. Primeiramente Will que não reconhece o desespero e o medo de sua mãe, que o criou sozinha, ao reconhecer que vai perder sua única família. E há os pais de Stella que, embora ainda demonstrem se amar, se divorciaram, não tendo forças para superar uma nova dor.


"Você me faz querer uma vida que eu não posso ter."

Camila e Mya, amigas de Stella, além de Jason e Hope são os exemplos concretos  de lealdade na amizade. Embora eles não estejam presente constantemente, eles levam sempre seu apoio e carinho quando podem. Os quatro personagens levam a "normalidade" para os protagonistas.

"Se eu parar de respirar amanhã, quero que você saiba que eu faria tudo de novo."

Embora toda a obra seja de destroçar o coração e fazer o leitor soluçar com as lágrimas, é o tipo de leitura extremamente necessária. Afinal, a fibrose cística é uma realidade para muitos e outros muitos ainda não a reconhecem. Sua conscientização precisa acontecer e o livro é uma forma de espalhar tal conscientização ao mundo.

"Precisamos do toque de quem amamos quase tanto quanto precisamos do ar para respirar."

Além disso, experimentar esse livro leva a diversas reflexões sobre a vida, sobre a morte e sobre o que fazer com cada segundo que ainda há. Esta obra mostra a importância de um simples toque, a preciosidade de um único abraço e todos os sentimentos que envolvem um beijo. As pequenas coisas que muitos não tem noção da sorte que tem em conseguir, mas que outros nunca poderão ter. 

Um comentário:

  1. "As pequenas coisas que muitos não tem noção da sorte que tem em conseguir, mas que outros nunca poderão ter." O final dessa resenha desperta o desejo de ler o livro, ainda que eu evite alguns livros dramáticos.
    Percebi que este livro traz mais do que a conscientização do que é a fibrose, traz uma reflexão do que é a vida para quem quer, de fato, viver cada segundo como se fosse o último.
    Nota-se que cada personagem tem algo a mais para contar, para nos fazer refletir... Sabe? são livros assim, e resenhas tão delicada e belamente escritas, que costumam fazer com que os leitores queiram repetir assim que o terminam.
    Parabéns e obrigada por aguçar minha curiosidade para com o livro!

    ResponderExcluir