sexta-feira, 10 de maio de 2019

Você



Livro: Você
Autor(a): Caroline Kepnes
Ano: 2018
Páginas: 384
Editora: Rocco
Gênero: Thriller
Onde comprar: Saraiva, Amazon, Submarino






Sinopse: Bestseller do The New York Times, o romance de estreia de Caroline Kepnes ganhou elogios de escritores do calibre de Stephen King e Sophie Hannah, além de resenhas estreladas, e deu origem a uma série de TV homônima que estreia neste primeiro semestre nos EUA. Não é para menos. Hipnótico, assustador, brilhante são alguns dos adjetivos usados para descrever este thriller sobre um amor obsessivo e suas perigosas consequências. A trama tem início quando Guinevere Beck, que deseja ser escritora, entra na livraria do East Village onde Joe Goldberg trabalha. Bonita, inteligente e sexy, Beck ainda não sabe, mas é a mulher perfeita para Joe, que, a partir do nome impresso no cartão de crédito de sua cliente, passa a vasculhar sua vida na internet e a orquestrar uma série de eventos para garantir que ela caia em seus braços, fazendo com que tudo pareça obra do acaso. À medida que o romance entre os dois engrena, porém, o leitor descobre que Beck também guarda certos segredos e os desdobramentos desse relacionamento mutuamente obsessivo podem ser mortais.

Resenha:
Com o burburinho todo que a série deu, essa resenha é para todos que estão interessados em conhecer um pouco mais da história. Sinceramente, não sou uma pessoa de assistir séries, então todas as minhas impressões aqui são sobre esse livro maravilhoso.

O livro Você narra a história de Joe, um livreiro sarcástico e solitário, e seu "tudocionamento" com Beck, uma mestranda da Brown totalmente extrovertida. A paixão de Joe foi instantânea e até foi bem normal ele ter stalkeado ela, mas tudo tem seus limites. Só que limites de privacidade é algo que Joe desconhece. Descobrir e vigiar a casa onde Beck mora foi só um começo para toda a trama assustadora do livro. 

Quero fazer aqui um apelo: tomem muito cuidado com o que postam na internet. Faz um bom tempo que li esse livro e ainda estou um pouco tecnofóbica, porque o livro traz essa fragilidade que temos diante das telas. É sempre bom lembrar que a internet é como a rua. E espero que vocês não sejam tão idiotas e descuidados quanto Beck.  

Ela pensava que não tinha escrito nada que fosse tão revelador, mas só lendo para saber no que isso se tornou. Esse livro foi escrito em 2014, época em que o Twitter e o Facebook eram as redes sociais mais utilizadas, agora, em 2018, temos essas mesmas redes sociais potencializadas e outras redes que nos deixam mais suscetíveis aos Joes por aí. 

Acho que essa tecnofobia foi despertada em mim por causa da grande genialidade do livro: a narrativa. Todo em primeira pessoa, o livro é narrado como uma espécie de diário que Joe escreve para Beck. Em todo momento ele escreve se referindo a ela como “você”, e, quando o leitor mergulha na leitura, parece que Joe fala ao leitor. Nesses momentos é que se têm duas reações distintas: a do desconforto e a da empatia. Desconforto porque parece que ele está confessando todos os crimes que o personagem cometeu por você (leitor) e empatia porque Joe acha aquilo que ele faz tão normal que o leitor acaba entendendo o lado dele e, pior, torcendo por ele. 

Kepnes não faz com que haja mocinhos e vilões, aliás, ela sabe que todos nós temos alguma obsessão (a minha é por livros e marca-páginas, admito). Personagens como Peach, Benji e a própria Beck eram pessoas legais até serem desnudados através das descobertas e da sagacidade de Joe. 

Livro de estréia da autora, Você é surpreendente e assustador. O final pode ter sido um pouco previsível, mas são os caminhos percorridos por Joe e sua narrativa cativam os leitores. Esperemos a continuação com a Editora Rocco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário