terça-feira, 13 de abril de 2021

Anna e o Beijo Francês

Título do livro: Anna e o Beijo Francês

Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2011
Gênero: Young Adult, Romance Contemporânea

Skoob
Onde Comprar: Saraiva


Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto — que tem namorada. Ele e Anna se tornam amigos próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

Resenha:
Aos 17 anos de idade Anna é fissurada em filmes e seu grande sonho é ser uma famosa crítica no mundo cinematográfico, mas enquanto isso não acontece ela leva uma vida simples trabalhando em um pequeno cinema. Em Atlanta ela convive com sua melhor amiga, um quase namorado e seu pai que é um escritor de romances. No entanto, quando seu pai conquista o título de autor dos best sellers, a vida de Anna vira de cabeça pra baixo.


A jovem é enviada a uma escola americana fundada na França, chamada School of America, onde seu pai tinha a plena certeza de que apenas lá ela receberia uma educação grandiosa e de qualidade. Ana logo de primeira não se sente confortável com o ambiente e fica cada vez mais deslocada no lugar, ela: tem dificuldade em aprender e compreender o novo idioma, a cultura local é completamente diferente, além disso a estrutura escolar é um grande baque de ostentação. A adaptação é complicada, mas logo surge algumas pessoas para tornar essa mudança mas agradável e até mesmo memorável.


"Estar aqui, tecnicamente na minha casa, e descobrir que minha casa agora é em outro lugar."


Meredith, Josh e Rashimi são alguns desses novos amigos que com personalidade completamente diferentes desenvolve uma amizade linda. No entanto é o francês-americano-inglês Étienne ou, como também é chamado, St. Clair que rouba os pensamentos de Anna. Ambos se tornam muito unidos e descobrem uma forte conexão que poderia ir muito além de uma amizade, porém St. Clair está comprometido com uma outra garota e Anna tem alguém esperando por ela em Atlanta.


"Ele é Étienne; ele é meu melhor amigo. Ele é muito mais."


A trama gira em torno de um romance que nasce na simplicidade da convivência, os sentimentos sutis que chegam lentamente e aos poucos vão ganhando um grande espaço no coração de ambos. Obviamente viver esse amor não é fácil, pois ambos teriam que magoar as pessoas à sua volta. O mais incrível deste enredo é que os capítulos mostram muito além da paixão que há entre os protagonistas, mas também o amadurecimento de todos os personagens com as mudanças constantes que tem enfrentado.


Preciso confessar que fiquei confusa em compreender o grande leque de personagens que aparecem logo no início da história, são tantos que acabei misturando quem era quem nas primeiras páginas. Com o decorrer da trama a escrita da autora torna essa diferenciação mais fácil e logo o leitor está completamente envolvido na obra, se perguntando como tudo finalmente será resolvido. E outro ponto muito interessante é a descrição tão perfeita dos ambientes, que faz com que quem esteja lendo se sinta realmente passeando pela França.


"É possível que lar seja uma pessoa e não um lugar?"


Esse livro estava parado por um longo tempo na minha estante e agora estou me perguntando o porque demorei tanto para ler. Apesar de juvenil, é um livro encantador que apresenta a difícil tentativa de aprender a lidar com as emoções e os sentimentos. Vocês já leram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário