sábado, 9 de janeiro de 2021

O Jardim das Borboletas

Livro: O Jardim das Borboletas
Autora: Dot Hutchinson
Ano: 2017
Páginas: 304
Editora: Planeta
Gênero: Crime
Onde Comprar: Amazon, Saraiva, Submarino

Sinopse: Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas... e uma coleção de preciosas "borboletas": jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas como Jardineiro. Cada uma delas passa a ser identificada pelo nome de uma espécie de borboleta, tendo, então, a pele marcada com um complexo desenho correspondente. Quando o jardim é finalmente descoberto, uma das sobreviventes é levada às autoridades, a fim de prestar seu depoimento. A tarefa de juntar as peças desse complexo quebra-cabeça cabe aos agentes do fbi Victor Hanoverian e Brandon Eddinson, nesse que se tornará o mais chocante e perturbador caso de suas vidas. Mas Maya, a enigmática garota responsável por contar essa história, não parece disposta a esclarecer todos os sórdidos detalhes de sua experiência. Em meio a velhos ressentimentos, novos traumas e o terrível relato sobre um homem obcecado pela beleza, os agentes ficam com a sensação de que ela esconde algum grande segredo.

Resenha: Esse foi meu primeiro lido de 2021 e já posso dizer que comecei o ano bem de leituras!
O livro faz parte da série "O Colecionador", de Dot Hutchinson, que conta com 4 livros, mas por enquanto só temos os 2 primeiros no Brasil.

Logo no começo conhecemos Maya, uma das borboletas que está sendo interrogada por dois agentes do FBI para pode explicar todos os eventos que levam até aquele dia. Maya é uma jovem que teve uma infância e uma vida muito difíceis e já conhece mais dor que as outras meninas. Ela conta um pouco de sua história de vida até chegar no Jardim.

O Jardim é um lugar em que meninas de 16 anos, sequestradas pelo homem que elas chamam de Jardineiro, são mantidas em cativeiro para fazer parte da coleção de borboletas do homem. Assim que cada uma chega, o Jardineiro tatua asas de borboleta mas costas de cada menina e da um novo nome a elas. 

Quando Maya chega no Jardim, conhece as outras meninas e começa a entender a dinâmica do local e logo descobre o que acontece com as borboletas que tentam fugir e quase conseguem, ou com aquelas que tem "acidentes" ou as que acabam engravidando. Todas elas terminam no expositor, conservadas pra sempre em resina e expostas como uma coleção de borboletas. Além desses fatores, todas as meninas tem uma data de validade, então todas sabem que sua morte é iminente e é a única maneira de conseguir escapar. 

A história é muito bem escrita, tem um ritmo incrível e te prende tanto que parece que você está lá na sala de interrogatório ouvindo Maya contar tudo! Apesar de ser muito boa e, sinceramente, digna de uma adaptação (alô Netflix!), a história aborda temas bem pesados e não é uma leitura tão fácil. 

Algumas pessoas se decepcionaram com o final, mas eu gostei. Achei um bom final pra todos os horrores e sofrimentos que vimos as meninas passarem!

Já comecei o segundo livro e já quero a série toda! O Jardim das Borboletas é um livro realmente muito bom! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário