domingo, 11 de outubro de 2020

Mentira Perfeita


Título do livro:
 Mentira Perfeita
Autor: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas:  462
Ano: 2016
Gênero: Romance, Drama, Comédia Romântica, Literatura Nacional

Onde Comprar: Amazon Saraiva


Sinopse: Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.

Resenha:

A resenha de hoje é de um spin-off de Procura-se um marido, já resenhado aqui no LiteraLoucas! 

Júlia é uma mulher que está acostumada em ser abandonada e sabe que a única pessoa fixa em sua vida é a Tia Berenice, que a adotou e a amou desde sempre. Quando sua figura materna adoece e fica a beira da morte, a jovem programadora entra em colapso e começa a fazer de tudo para agradar ela. Na intenção de tranquilizar a tia Berê e manter sua frágil saúde estável, Júlia inventa um falso namorado que a colocará em divertidas situações.

Nesse contexto aparece o charmoso e engraçado Marcus, todo encantador com seus olhos verdes cristalinos e um corpo de tirar o fôlego. Ele se oferece pra ajudar Júlia, mesmo que a tenha conhecido recentemente, mas também precisará de uns favores em  troca. Uma mentirinha de nada não pode resultar em graves consequências, não é?

Ambos sabem como é desesperador não fazer nada e precisar se entregar a tentar manter a fé, mesmo que a cada dia se torne mais difícil. É assim que uma ideia maluca se torna a única alternativa para os dois e eles passam a desafiar o destino, logo eles estão se entregando totalmente nessa doideira. Júlia e Marcus ficam cada vez mais unidos tentando manter mentiras que podem estar se transformando em verdades.

"É preciso se entregar à fraqueza de vez em quando, 
para poder conhecer o tamanho da sua força."

Carina Rissi é uma das autoras nacionais mais conhecida no meio literário, seus enredos sempre apostam em muito romance e momentos inusitados. Neste livro não é diferente, a química entre Júlia e Marcus é de arrancar suspiro e há ainda os capítulos de surpreender o leitor. No entanto, ao meu ver, esta foi uma de suas obras mais sinceras e profundas com o tanto de temas importantes abordados.

Primeiramente há a angústia de acompanhar uma personagem tão querida esperar por um longo tempo um transplante de coração. Tia Berê conquista quem lê desde o início, logo se torna possível se envolver em toda a aflição de Júlia em cuidar de sua tão querida "mãe". A obra acaba trazendo para a reflexão a dolorosa realidade de sofrimento que essas pessoas e suas famílias enfrentam, além da importância da doação de órgãos.

Outro ponto muito presente para os protagonistas são os desafios diários que uma pessoa com deficiência física enfrenta, tanto na sociedade quanto em suas próprias vidas pessoais. Durante o passar das páginas há uma verdadeira conscientização sobre as barreiras que ainda existe, deixando a população muito distante de uma verdadeira inclusão. A crítica ao preconceito e as lutas por acessibilidade em lugares públicos são necessárias todos os dias, ainda mais hoje no Dia Nacional do Deficiente Físico.

Alguns outros assuntos tensos e polêmicos também são ressaltados ao longo da trama, deixando visível as inúmeras mensagens que a autora deixa ao seus leitores. Entre as abordagens está o abuso sexual e a culpabilização da vítima, além de crescer em ambientes de vícios em drogas. Apesar dos temas pesados e reflexivos, Carina Rissi ainda consegue entregar um romance leve e divertido.

É quase impossível resistir gargalhar com a personalidade dos personagens,  em especial Marcus e tia Berê. Há cenas verdadeiramente hilárias que arrancam risos de quem lê e tornam a obra ainda mais envolvente, equilibrando com perfeição os dramas da história. A autora inova também com certos momentos mais picantes, de todos os seus livros este foi o romance mais quente! O plot twist no final da obra causa ainda mais emoção, há uma grande reviravolta que deixa todos de queixo caído.

O livro intercala o ponto de vista de Júlia e Marcus, possibilitando compreender ainda mais os sentimentos e pensamentos de cada um. Carina Rissi é uma verdadeira artista nacional e essa é mais uma de suas inigualáveis obra de arte, então vale a pena apreciar e mergulhar em cada palavra! Cada vez me encanto mais por seus livros e pela doçura que a autora é pessoalmente, não deixe de ler e valorizar esta brilhante autora aqui do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário