quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Rainhas Geek


Título do livro:
Rainhas Geek
Autor: Jen Wilde
Editora:  Planeta de Livros Brasil / Minotauro
Páginas: 256
Ano: 2018
Gênero: Young Adult, Romance Contemporâneo, LGBT+
Onde Comprar: Amazon

Sinopse: 
Charlie é youtuber, atriz, bissexual... E uma das atrações principais da Supa Con, a convenção de cultura pop mais famosa do mundo. Essa é sua chance de mostrar aos fãs que superou seu término público com o ex-namorado – e co-estrela de seu último lme – Reese Ryan. O reencontro de Charlie e Reese deixa o clima pesado, mas quando a it
girl Alyssa Huntington aparece como convidada surpresa no evento, o que Charlie pensava ser apenas um crush de internet se mostra muito real.
Melhor amiga de Charlie, Taylor quer ser invisível. Seu cérebro parece estar programado para funcionar de maneira diferente das outras pessoas e ela gosta de rotina e estabilidade. A única mudança que ela quer em sua vida é no status de sua amizade com Jamie, o que ela sabe que nunca acontecerá. Mas, ao ouvir sobre um concurso de cosplay de seu fandom favorito, Taylor começa a repensar até onde vai seu medo de se destacar.

Resenha:
Charlie é uma jovem youtuber e uma estrela em ascensão, seu primeiro papel conquistado foi como protagonista em um filme de sucesso. Ela não esconde sua bissexualidade e é muito determinada em alcançar seus sonhos, por isso é impossível não ficar realizada quando recebe o convite para ser uma das atrações principais de uma famosa convenção. A nova atriz vê nessa oportunidade mais uma forma de ser reconhecida no trabalho que ama, se divertir com os dois melhores amigos e mostrar a todos que superou um terrível término público, o que ela não esperava é que sua crush famosa também fosse uma das convidadas do evento.

Taylor tem muitas dificuldades em lidar com multidões, barulhos e mudanças de rotina, características essas que há pouco tempo foi diagnosticada como síndrome de Asperger. No entanto a jovem estudante tenta superar a si mesma, seus medos e ansiedade quando sua amiga Charlie a convida para acompanha-la na convenção no qual são apaixonadas. Estar lá e participar do evento é um sonho, além de uma luta diária, mas o melhor amigo das duas Jamie também vai junto e trará grandes emoções ao seu coração.

Charlie está tentando se acostumar em ser reconhecida, enquanto tenta não babar em cada encontro que tem com sua crush Alyssa. Já Taylor está superando a si mesma e tentando resistir aos flertes do melhor amigo Jamie, além disso está vivendo momentos inesquecíveis no universo que tanto ama. Muitos sentimentos e aventuras vão acontecer nesse incrível passeio, mas quais consequências realmente vão ocorrer quando voltarem para suas casas na Austrália?


Comecei a ler sem grandes expectativas, esperava apenas um livro leve após uma ressaca literária, mas me surpreendi quão o com rápido me apaixonei e devorei a obra. O enredo é narrado em primeira pessoa, intercalando os capítulos entre a perspectiva de Charlie e Taylor. Com esta possibilidade de mergulhar no ponto de vista das duas, toda a leitura se torna ainda mais envolvente e emotiva. 

Todo o romance é ambientado no cenário geek, fazendo com que a construção de personagens nerds seja ainda mais impecável. Para quem também é fã deste universo é possível reconhecer várias referências a jogos, filmes, séries, desenhos, animes e etc. Todas essas conexões deixam a história mais cômica e divertida, além de explorar ainda mais a conexão entre o leitor e os personagens.

Mas o ápice do livro são, sem dúvida, todas as lições e reflexões ressaltadas ao longo da obra. Desta maneira, temas essenciais e a realidade do cotidiano vão sendo abordadas mostrando todos os desafios que nossa sociedade ainda precisa superar. Vou apontar alguns que merecem destaque:

- Um dos maiores tópicos é a protagonista bissexual, afinal quantos livros reconhecem o "b" da famosa sigla LGBTQ+? São pouquíssimos livros que contam com personagem bi e a autora consegue mostrar com sutileza os discursos preconceituosos que esse público infelizmente costumam ouvir. 

- Felizmente o mundo literário tem evidenciado cada vez mais as pessoas com Síndrome de Asperger e esse livro traz com perfeição tudo o que envolve o tema, conscientizando e mostrando ainda mais a realidade dessas pessoas.

- O feminismo também é outro ponto ressaltado pela autora, elaborando criticas reais sobre as diversas maneiras que a sociedade tenta silenciar a mulher. Durante o enredo os personagens trazem para a reflexão a necessidade de romper o machismo e de acontecer a união feminina.

- A ansiedade e as crises do pânico também marcam presença ao longo da obra, afinal é o que mais marcam presença também na vida da população. O enredo faz com que se pense o quanto esses transtornos já fazem parte da atualidade.

Esses são apenas alguns dos muitos e muitos temas abordados ao longo de toda a leitura, possibilitando novos debates e aprendizagens a quem mergulha na leitura. A gordofobia, o cyberbullying, a opressão e a necessidade de seguir o padrão também são temas encontrados ao longo dos capítulos. Embora sejam temas precisos e polêmicos, a autora os engloba na história com muita simplicidade e suavidade.

Este já é um dos meus livros favoritos e espero que vocês também se apaixonem por essa obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário