domingo, 26 de julho de 2020

Mistérios do detetive Murdock


Título Original: Murdoch Mysteries
Direção: Don McCutcheon, Leslie Hope, Megan Follows
Ano de Lançamento 2008
Duração: 46 minutos
Nacionalidade: Canadá, Reino Unido
Gênero: Investigação, drama
Número de Temporadas: 13
Número de Episódios 113
Disponível em: Globosat Play e canal Globosat Mais

     




Sinopse: Nos anos de 1890, o inspetor policial William Murdoch (Yannick Bisson) utiliza técnicas forenses mais científicas, radicais para a época, para resolver os crimes mais grotescos da cidade. Assistido pela Dra. Julia Ogden (Helene Joy) e pelo policial George Crabtree (Jonny Harris), Murdoch introduz conceitos como Impressões Digitais e Máquinas Detectoras de Mentiras.

Mistérios do detetive Murdoch é uma série de investigação ambientada entre o final do século XIV e início do século XX, em Toronto, Canadá. Uma época de grandes descobertas e inovações movidas pelo espírito de uma nova era. Por isso, tive um novo sentimento ao assistir essa trama de época. Por um lado, já estava habituada às vestimentas e comportamentos sociais; por outro lado, os avanços tecnológicos e estudos que eu não tinha o conhecimento de pertencerem a essa época. Além disso, a mudança de localidade adiciona conflitos sociais diferentes do que conhecemos através de livros e adaptações televisivas que se passam na Inglaterra.

Mais que um detetive de olhar aguçado, William Murdoch é um inventor, um homem da ciência e da literatura. Metódico e astuto, ele busca a verdade por trás dos crimes mesmo que entre em conflito com sua consciência.



Um diferencial dessa série é a participação especial de figuras célebres da história, ciência e literatura. Sejam eles de outros países (Thomas Edson, Arthur Conan Doyle, Graham Bell, Helen Keller, ...) ou canadenses (Lucy M. Montgomery, Thomas Longboat, ...). Essas personalidades ajudaram ou foram investigados pelo detetive. Claro que a série toma as licenças necessárias para alterar a história real dessas pessoas.

Estamos falando de uma época que em processo de transformações sociais também. Essa série tem personagens fortíssimos como a Dra. Julia Ogden, única mulher de sua classe na faculdade de medicina, legista da cidade, militante do sufrágio feminino, pró legalização do aborto e dos anticoncepcionais. Por ser parceira amorosa do personagem principal, ela se mantém em todas as temporadas, mas a série também tem personagens de destaque negros (entre eles, duas mulheres negras e médicas), indígenas e homossexuais (inclusive casal lésbico). O mais interessante é que, apesar de ser homem, branco, cis e intelectual, Murdoch sofre preconceito por ser católico. É um preconceito em menor grau em relação aos outros personagens, mas isso impede que ele seja promovido ao alto escalão da polícia. 
 



Durante as 13 temporadas até o presente momento, os episódios tiveram muita oscilação na qualidade da trama. Por ter uma pegada muito futurista, tiveram episódios mais chegados para ficção científica e outros para espionagem política. Não são os meus favoritos, mas divertem de certa maneira. E a qualidade dos efeitos especiais... Agradecemos muito o avanço nessa área, porque a série se utiliza muito deles até na composição do cenário.

Mistérios do detetive Murdoch é baseado nos livros de Maureen Jennings, ainda sem tradução brasileira. Também existem filmes especiais da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário