sexta-feira, 27 de março de 2020

E se fosse a gente?

Título do livro: E se fosse a gente?
Autor: Becky Albertalli e Adam Silveira
Editora: Intrínseca 
Páginas: 352
Ano: 2019
Gênero: Romance juvenil

Onde Comprar:  Amazon, Saraiva



Sinopse: Becky Albertalli, autora do sucesso Com amor, Simon, se une a Adam Silvera para contar uma nova história de amor inesquecível Em Com amor, Simon, Becky Albertalli conquistou o público jovem com sua narrativa sensível e apaixonante sobre um menino gay prestes a viver uma grande história de amor. Em E se fosse a gente?, ela se une ao escritor Adam Silvera para narrar o encontro de dois garotos que não poderiam estar em momentos mais diferentes da vida, mas que vão desafiar os poderes do universo para ficarem juntos. De férias em Nova York, Arthur está determinado a viver uma aventura digna de um musical da Broadway antes de voltar para casa. Já Ben acabou de terminar seu primeiro relacionamento, e tudo o que mais quer é se livrar da caixa com todas as lembranças do ex-namorado. Quando eles se conhecem em uma agência dos correios, parece que o universo está mandando um recado claro. Bem, talvez não tão claro assim, já que os dois acabam tomando rumos diferentes sem ao menos saberem o nome ou telefone um do outro. Em meio a encontros e desencontros — sempre embalados por referências a musicais e à cultura pop ¬—, Ben e Arthur se perguntam: e se a vida não for como os musicais da Broadway e os dois não estiverem destinados a ficarem juntos? Mas e se estiverem? Aos poucos, eles percebem que às vezes as coisas não precisam ser perfeitas para darem certo e que os planos do universo podem ser mais surpreendentes do que eles imaginam.


Resenha: 

E se as coisas forem destinadas a acontecer? E se o universo conspira para colocar as pessoas nas nossas vidas? E se quem faz o nosso destino é a gente? Tantas dúvidas, tantas inseguranças... Imagine então para dois adolescentes de 17 anos.

Arthur é um garoto da Geórgia que foi passar o verão em estagiando Nova York no trabalho de sua mãe. Ele pensa que nesse verão vai viver seu sonho novaiorquino, com um fundo musical da Broadway. No meio de tanta correria cotidiana e das constantes reclamações dos cidadãos sobre os turistas, Arthur não se desanima.

Ben acabou de sair de seu primeiro relacionamento, não perdeu apenas um namorado, mas também um amigo. Para piorar, ele está de recuperação junto com o ex. Querendo dar um passo a frente, Ben junta todas as coisas que seu ex deu a ele e tenta devolver.

Foi apenas um momento na agência do correios que mudou a vida dos dois personagens. Alguns minutos de conversa bastaram para que eles se interessassem um pelo outro. Como reencontrar uma pessoa que você nem sabe o nome na cidade de Nova York?

O livro é narrado pelo ponto de vista dos dois personagens. Você vai conhecendo as características de cada um, os medos e os desejos. É impossível não se apegar ao entusiasmo de Arthur e à doçura de Ben. Eu fiquei extremamente ansiosa para que eles se encontrassem. Os personagens secundários foram essenciais em todo o processo. O livro é basicamente um guia de como ser stalker! A-DO-RO!!!

O enredo não é apenas sobre o romance dos dois ou a descoberta do amor. Se trata sobre os receios do futuro, o medo de perder as amizades, como as pessoas passam pela nossa vida e temos que aproveitar todo o tempo que temos com elas. Mesmo carregando temas tão sérios, os autores souberam incluí-los numa trama cômica.
"(...) Talvez as pessoas façam parte da sua vida por um tempo, você aproveita o que lhe dão e usa isso na sua próxima amizade ou relacionamento. E, se tiver sorte, talvez algumas pessoas voltem depois de você pensar que tinham ido embora pra sempre."
 E se fosse a gente? E se também não fosse? Esse questionamento permeia o livro todo e quando perecemos ter uma resposta concreta, o universo parece deixar tudo em aberto. Nada é certo nessa vida, então temos é que aproveitar todas as oportunidades que temos para expressar o que sentimos, por meio de atos ou palavras. Deixem o sentimento existir em vocês e não se arrependam se sentir. Vai que o universo esteja ao seu lado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário