terça-feira, 7 de janeiro de 2020

É Assim Que Acaba

Título do livro: É Assim Que Acaba
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Ano: 2018
Gênero: Romance, Drama

Onde Comprar: Saraiva  



Sinopse:Um romance sobre a força necessária para fazer as escolhas corretas nas situações mais difíceis. Da autora das séries Slammed e Hopeless.
Lily nem sempre teve uma vida fácil, mas isso nunca a impediu de trabalhar arduamente para conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade. Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora. Além de estar sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça — seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco. Com um livro ousado e extremamente pessoal, Colleen Hoover conta uma história arrasadora, mas também inovadora, que não tem medo de discutir temas como abuso e violência doméstica. Uma narrativa inesquecível sobre um amor que custa caro demais.

Resenha:

Colleen Hoover é um nome que ainda vai aparecer bastante aqui no LiteraLoucas, uma vez que essa autora está sempre com lançamentos impecáveis. Diante disso nada mais justo do que apresentar CoHo no blog com "É Assim Que Acaba", o livro mais bombástico de toda sua coleção. Antes de iniciar de fato a resenha vale ressaltar que o legal desta obra é mergulhar na leitura sem ter muita noção do enredo, então teremos um total de zero spoilers aqui.



A história é narrada por Lily Bloom, uma mulher decidida, dedicada e inteligente. Na construção da leitura é possível encontrar um diário da protagonista bem diferenciado, pois narra suas lembranças para a famosa apresentadora Ellen DeGeneres. Sendo organizado em duas partes, as vivências e sentimentos de Lily vão tornando o passar das páginas uma experiência inesquecível.

"Talvez o amor não seja algo que vem no formato de um ciclo completo. Ele apenas flutua, pra dentro e pra fora, assim como as pessoas entrando e saindo das nossas vidas."

Na primeira metade do livro é apresentado o encantador neurocirurgião Ryle, o típico garanhão que busca apenas uma noite. Sua completa e total dedicação pela profissão faz com que ele não se comprometa com relacionamentos sérios, mas quando ele conhece Lily estas idéias começam a se transformar. Logo Ryle com toda sua sensibilidade, inteligência e beleza conquista Lily e a qualquer outro leitor também, começando a torcida pra que esse casal fique junto.

"Sinto a voz dele em meu estômago. Isso não é nada bom. Vozes deveriam parar no ouvido, mas às vezes – não é sempre que isso acontece – a voz passa pelos meus ouvidos e reverbera diretamente pelo meu corpo."

A segunda metade do livro chega junto com uma parte do passado de Lily, revelando uma outra grande trama. No entanto, com a intenção de deixar com que o leitor se surpreenda mais e mais com esta preciosidade, tudo o que pode ser exposto aqui são as muitas lições que a autora aborda nesta divisão.

“Ninguém é totalmente ruim, nem é exclusivamente bom. Alguns são apenas forçados a trabalhar mais para suprimir o seu lado mau.”

Logo no início é possível ri e se apaixonar com o romance prestes a surgir, se deixando amolecer quando começa a conhecer mais sobre a protagonista. A segunda parte do livro coração nenhum estará preparado, muito menos o psicológico. Todas as emoções sentidas por Lily são transmitidas e experimentadas também pelo leitor, sejam elas positivas ou negativas.

É um livro extremamente pesado que te coloca frente a frente com seus próprios ideais e concepções, tudo aquilo defendido pode ser esquecido durante a leitura. CoHo se torna ainda mais admirável por ter vivido muitas das situações abordadas e ainda sim compartilhar essa aprendizagem com muitas outras pessoas. A autora conta que sofreu um grande bloqueio de escrita após a obra, e o risco de um bloqueio de leitura é muito comum também (eu mesmo enfrentei um ao encerrar "É Assim Que Acaba").

"Não acho que ser uma pessoa um pouco reservada seja uma coisa negativa. Verdades nuas e cruas não são sempre bonitas."

Mas apesar de tudo isso o final não é nada triste, fiquem tranquilos! A constante referência a Dory, a peixinha do filme "Procurando Nemo", perpetuou a mensagem: continue a nadar. Por mais que a vida esteja difícil, se continuarmos a nadar conseguiremos enfim encontrar a costa.

" Se a vida quer deixar você para baixo, quer saber o que deve fazer? Continue a nadar, continue a nadar..."

Sabe aquele livro no topo da lista de recomendações? É esse! Apesar do abalo emocional e mental, é uma necessidade que esse livro seja lido por todos. Embora meu coração tenha terminado igual as flores da capa (completamente destruído), é um aprendizado imensurável em cada capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário