sexta-feira, 4 de junho de 2021

Recuperado

 

Título do livro: Recuperado
Autor: Jay Crownover
Editora: The Gift Box
Páginas: 243
Ano: 2020
Gênero: Romance Contemporâneo

Onde Comprar:  Amazon, The Gift Box



Sinopse: Affton
Eu odiava Cable James McCaffrey.
Ele era metido, mimado, um usuário... e um viciado.
Ele estava fora de controle e não se importava em esconder isso.
Ele tinha tudo o que se poderia querer, mas ainda assim parecia infeliz e perdido.
Cada movimento que Cable fazia, cada erro que cometia, piorava a impressão que eu tinha dele. No entanto, não pude evitar de tentar salvá-lo de si mesmo quando ninguém mais tentou. No calor sufocante do verão, Cable me ensinou que ter tudo não significava nada se você não pudesse ter a única coisa que deseja mais do que tudo.

Cable
Eu era obcecado por Affton Reed.
Ela era rígida, certinha e nem um pouco divertida. Havia algo na sua bondade inata que me atraía.
Ela agia como se estivesse acima de todas as falhas comuns aos humanos, como cheiro de fumaça após um incêndio.
Eu estava apaixonado por ela, mas isso não me impedia de agir como se ela não existisse.
No calor escaldante do verão, Affton me ensinou que sempre há um caminho de volta do desespero. Ela me mostrou que o truque para ter tudo era perceber que já estava tudo lá, nas minhas mãos. Tudo o que eu tinha que fazer era segurá-lo.

O caminho para a recuperação é cheio de voltas e curvas, não importa quem esteja no assento do motorista.


Resenha: 

O novo livro de Jay Crownover parecia me prometer rios de lágrimas, mas (feliz ou infelizmente) não foi tanto. Ainda que não tenha alcançado minhas espectativas de cair na fossa, esse livro manteve a qualidade da escrita da autora com uma redução boa do drama.

Recuperado é um livro com tema sensível, sobretudo com temas de dependência de substâncias químicas, depressão, Síndrome do Pânico e luto.

A história de Cable e Affton começa no Ensino Médio, em uma relação de aparente indiferença. Enquanto Cable é o garoto rico, popular e festeiro, Affton é a garota estudiosa, que não gosta de chamar atenção. Mesmo que só tenham olhado um para o outro, Affton percebeu as diferenças na fisionomia e no comportamento de Cable, pois estava muito familiarizada com as alterações de uma pessoa usuária de drogas.

Affton, com seu desejo de ajudar, alerta a mãe de Cable para uma intervenção. Mas um trágico acidente de carro leva Cable para a prisão  e logo mais para reabilitação. Agora, quando seus traumas se tornaram maiores é necessário que ele tenha acompanhamento de alguém que se importe com ele para impedí-lo  de recair e conseguir sua liberdade.

Mocinhos quebrados é a especialidade de Jay, mas de Rule (Na sua pele) até Cable é perceptível que a autora evoluiu na construção de seus personagens. Posso conjecturar que isso se deva à ampliação dos debates sobre masculidade frágil/tóxica, mas acredito que o maior fator seja que Cable é amplamente inspirado em uma pessoa real.

Na introdução, é citado que o personagem Cable se baseia no primeiro amor da autora e a história é fundamentada no que ela gostaria que tivesse acontecido se ela tivesse a mentalidade de Affton. Além disso, ela explica que todos os casos de depressão e dependência de substâncias químicas são tratadas a partir de sua experiência, não se aprofundando exatamente em pesquisas. Portanto, este é um livro de coração aberto da Jay Crownover.

Já leram?! Nos digam o que acharam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário