sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Depois da Tempestade

 

Título do livro: Depois da Tempestade 

Autor: J.Lynn Bailey
Editora: Bookmarks
Páginas: 330
Ano: 2020
Gênero: Young Adult

Onde Comprar: AmazonEditora Bookmarks



Sinopse: Uma história forte e bonita sobre luto, amor e persistência.
Quando Livia Stone perde de forma repentina Jasper, seu irmão gêmeo, ela precisa aprender a viver sozinha. Enquanto enfrenta a tragédia e começa um caminho para a autodestruição, Daniel entra em sua vida. No momento em que ela mais precisa.
Depois da tempestade é uma história tocante, relevante e comovente sobre sobrevivência, coragem e compaixão em que os leitores irão chorar, rir e, acima de tudo, debater os problemas que afetam a vida de pais e adolescentes em uma jornada de esperança e perdão.


Resenha:

Esse é um livro jovem que retrata um tema muito importante. Aqui temos a dor do luto que uma jovem chamada Livia passou e para aplacar esse sentimento, enterrou dentro de si seus sonhos, seus objetivos e sua vida, optando por apenas existir e se culpando por algo que não tinha culpa. Em busca de alívio daquela dor, essa jovem viu nas bebidas um escape, mas bem sabemos os danos que bebida em excesso causam na vida de uma pessoa, quanto mais de uma jovem ainda no ensino médio. Esse livro é um alerta dos perigos do alcoolismo na adolescência e ele quebra o tabu de que pessoa alcoólica é apenas aquela que fica bêbada pelas ruas. Começando do princípio, o livro inicia contando a história de Livia e Jasper irmãos gêmeos, inseparáveis e que se davam super bem. Com a separação dos pais, Jasper era a coluna de Livia, a auxiliando e estando com ela nos momentos bons e ruins da sua vida. Mas o destino é inserto e trouxe uma tragédia na vida deles, causado a morte de Jasper e com isso a vida de Livia desmoronou. Aliás, quem está preparado para perder uma pessoa querida? Ninguém! Livia sentiu a dor e a vida parecia não fazer mais sentido.


"Quero normalidade. Quero voltar no tempo. Voltar trinta e três dias. Melhor ainda, dois dias antes, quando Jasper estava em casa. Seguro. Comigo."



Sem Jasper, Livia passou a fazer coisas que jamais imaginou fazer e passou a ter vícios que não soube identificar de  primeira. Livia ficou irreconhecível e totalmente diferente daquela menina estudiosa e focada que era antes da morte do irmão, ela agora matava aula, escondia segredos, tinha vícios em remédios e principalmente em bebidas. Ela, uma menina de 17 anos, nova, cheia de sonhos que foram interrompidos pelo luto. Com a chegada de um novo aluno na Belle's Hollow High (escola em que ela estudava), chamado Daniel, o destino dos dois irá se cruzar e ambos irão perceber que apresentam muitas coisas em comum.



"A tragédia da vida não é a morte, mas o que deixamos morrer dentro de nós enquanto vivemos."



Essa foi uma história que mexeu muito comigo e a autora trouxe a tona muitos assuntos importantes e tabus, abordando sobre o sexo na adolescencia, o vício em bebidas e sobre escolhas e decisões. Livia estava quebrada e foi difícil para ela sozinha, esse é o ponto. Sozinha ela não percebeu seus erros, seus vícios e suas burradas. Ela precisou de um susto, força de vontade e do apoio da família. Livia por meio do luto não percebeu algo que estava a destruindo: A bebida alcoólica. Quantos jovens vivem viciados em bebida e nem sabem!



"-Sou muito nova para ser alcoólatra.

Ela sorri e segura minha mão.

-Nunca se é jovem demais para ser alcoólatra. A verdade é que é apenas o momento. Quando você chegará ao fundo do poço e dirá que basta antes que seja tarde demais?"

Sabe o que mais me chamou a atenção no livro? Foi o fato dessa história ser inspirada em um caso real que a autora do livro passou. A autora nas notas finais relatou que ela passou ela dor do luto devido a morte do seu primo em um atentado que aconteceu na Universidade Comunitária de Umpqua em 2015. A trajetória de Livia foi baseada nas experiências da autora e ela disse ao final o quão libertador foi escrever e passar pra frente essa superação. Acredito ser um livro que todos devam ler algum dia, na medida em que essa é daquelas leituras que tocam a alma e nos fazem ter empatia pela protagonista.

Um livro que me surpreendeu e que me mostrou que embora a dor apareça, sempre há maneiras de supera-la, que é válido confiar em alguém, pedir ajuda. Outro ponto interessante foi o romance que a autora desenvolveu, um romance que liberta e que soube esperar o seu momento de desabrochar, lindo demais.

Convido você a conhecer esse livro e depois me contar suas impressões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário