sábado, 27 de fevereiro de 2021

As Extraordinárias Cores Do Amanhã


Título do livro:
 As Extraordinárias Cores Do Amanhã
Autor: Emily X. R. Pan
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 49
Ano: 2019
Gênero: Juvenil, Young Adult, Drama, Romance.

Onde Comprar: Amazon


Sinopse: As Extraordinárias Cores do Amanhã já foi indicado como um dos melhores livros para ler em 2018 pela American Booksellers Association e emocionou escritores como John Green e Gayle Forman.

Leigh Chen Sanders é uma garota meio asiática, meio americana, e precisa lidar com um fato: no mesmo dia em que beijou Axel, seu melhor amigo (e paixão secreta há anos), sua mãe se suicidou. Além disso, Leigh tem plena certeza de que a mãe virou um pássaro.

Ao viajar rumo a Taiwan para encontrar os avós maternos pela primeira vez, ela está determinada a também encontrar a mãe, o pássaro. Nessa busca, a garota precisa enfrentar fantasmas antigos ao descobrir segredos da família e desenvolver uma nova relação com seus avós ao mesmo tempo em que lida com o próprio luto.

Alternando entre o real e o fantástico, o passado e o presente, a amizade e o romance, a esperança e o desespero, As Extraordinárias Cores do Amanhã é uma história maravilhosa e profunda sobre como se encontrar a partir dos laços com sua família, sua arte, sua dor e seu amor. 

Resenha:
Leigh Chen Sanders é uma adolescente que possui o amor incondicional de sua família, o seu querido pai americano e sua linda mãe imigrante tawaianesa. Além do grande paixão pela arte, que a faz se dedicar em ser uma jovem artista, ela também guarda por anos sentimentos pelo melhor amigo chamado Axel. Após finalmente abrir seu coração ao garoto e ambos se beijarem Leigh corre com receio da reação dele, no entanto o que ela não esperava era a grande tristeza que invadiria sua vida.

Ao chegar em casa descobre que sua mãe, que sofria de depressão, cometeu suicídio no próprio quarto. A grande magia inicia quando Leigh tem a plena convicção de que sua mãe se tornou um pássaro, assim ela parte para Taiwan buscando encontrá-la. Nessa viajem Leigh descobre mais sobre suas origens e várias lembranças antigas vão sendo relembradas, despertando muitas emoções em sua nova realidade.

"O pássaro quer ser encontrado. Ela tem algo a me dizer."

Em meio a tudo isso, a jovem precisa enfrentar todas as fases que envolvem o luto, como encarar os seus dias sem a sua amada mãe? Há também uma nova parte de sua família, que ela acaba de conhecer e não sabe ainda como conviver. Além dessas novas experiências, há Axel...Como encarar o melhor amigo depois de beijá-lo?


O enredo é carregado com muita representatividade, trazendo diferentes vivências das mais variadas faixas etárias, isso tudo torna a leitura ainda mais envolvente para qualquer leitor. O cenário descrito torna a imersão na obra ainda melhor, é possível visualizar com facilidade cada novo ambiente que é apresentado. Somado a esse acréscimo literário, ainda há a chance de conhecer uma nova cultura: as tradições familiares, os pontos turísticos mais marcantes no local, as comidas mais populares e até mesmo o idioma.


Todos os personagens se mostram fundamentais para a construção do enredo, pois cada um ajuda na montagem de um grande quebra-cabeça que permeia o mistério da obra. A protagonista apesar de ter apenas 14 anos é madura e amável, demonstra uma grande força mesmo com todo a tristeza que a rodeia. Mas a doçura de Axel também merece ser ressaltada, ele é um perfeito príncipe em suas atitudes e principalmente na relação com Leigh.


"Amor. E o que qualquer um de nós realmente sabe sobre isso?"


A autora aposta em uma leitura extensa e densa, com sentimentos extremamente profundos, que só demonstra a necessidade das lições que há nele. Uma abordagem precisa sobre depressão e suicídio, um tema que precisa ser mais refletido e considerado cada vez mais em nossa sociedade... Não só em épocas como Setembro Amarelo, mas durante todos os meses do ano.


Este é um daqueles livros para ler e reler constantemente, para dar de presente e indicar a outros leitores. Recomendo que se deixem levar pelas extraordinárias cores do amanhã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário