terça-feira, 24 de novembro de 2020

Sulwe

 


Título do livro: Sulwe

Autor: Lupita Nyong’o
Editora: Rocco
Páginas: X48
Ano: 2019
Gênero: Aventura, fantasia, infantil.

Onde Comprar: Amazon


Sinopse: Sulwe significa estrela, daquelas que aparecem no céu da meia-noite. E quem não gostaria de ter um nome desses e de brilhar feito astro celeste? Mas o que Sulwe queria mesmo era se parecer com outro astro: o sol, radiante feito a luz do meio-dia. O que nossa pequena menina não imagina é que vai embarcar numa incrível viagem pelo espaço, onde todos têm a chance de irradiar sua beleza e seu brilho. Esse é o primeiro livro da consagrada atriz e produtora de cinema Lupita Nyong’o.

Resenha:
Sulwe é uma linda e encantadora garotinha que tem a cor da meia-noite, no entanto seu tom de pele escuro tem a deixado cada vez mais insatisfeita. Isso porque toda a sua família possui a pele clara, inclusive sua própria irmã que estava sempre rodeada de amiguinhos escutando apelidos fofos. Enquanto isso "escurinha", "noite" e "neguinha" era os apelidos que recebia e tanto a magoava.


Buscando reverter a situação, Sulwe faz de tudo para clarear sua pele: come alimentos brancos ou claros, passar a borracha no corpo e até mesmo usar a maquiagem de sua mãe. Quando nada disso parece funcionar, ela recorre as orações para que Deus modifique sua cor. Com tudo isso, até mesmo com a forte oração, a pele de Sulwe continua escura.


A mãe da pequena, observando a tristeza da filha, a chama para conversar e tenta lhe convencer que o brilho não está na pele ou na forma com que os outros a enxergam. Ela tenta lhe ensinar que o verdadeiro brilho, a verdadeira beleza, está na mente e no coração. Mesmo com todo o diálogo e carinho demonstrado por sua figura materna, Sulwe continua ressentida com sua cor.


Tudo se transforma quando a mais brilhante estrela cadente invade o quarto da menininha, levando-a a embarcar no mundo da  magia. Sulwe apresentada a história das irmãs Noite e Dia que, além de provocar várias reflexões, a deixa impactada e emocionada. Esta experiência promete mudar completamente a vida da pequena.


Esta obra é um verdadeiro tesouro, um presente voltado para o público infantil que conversa também com os adultos. O livro traz importantes reflexões sobre racismo, colorismo, padrões de beleza e autoaceitação. É simplesmente inacreditável a delicadeza em que tais assuntos são abordados e, ainda assim,  mostra a relevância de cada palavra, deixando claro a importância das mensagens transmitidas.


Para tornar tudo ainda mais incrível há a nota da autora, a maravilhosa Lupita Nyong'o, ela que ficou conhecida como atriz e produtora.  Agora como autora, ela expõe o quanto se identifica com o enredo que criou. Lupita também no hesita ao falar sobre representatividade, deixando claro o quanto isso precisa ganhar espaço nos dias de hoje.


A edição é simplesmente linda, com ilustrações de tirar o fôlego das pessoas com qualquer faixa etária. É tudo tão lindo, colorido e intenso... Que o leitor se perde apreciando cada detalhe. Não tem como negar: é um livro que todos precisam ter em casa, bibliotecas, livrarias e escolas.


Não deixa de ler e comentar aqui o que achou do livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário