domingo, 10 de novembro de 2019

O Retorno do Herói

Filme: O retorno do herói
Título original: Le retour du héro
Gênero: Comédia dramática / ficção histórica
Ano de lançamento: 2018
Dirigido por: Laurent Tirard
Duração: 1h 28 min

Sinopse: Em 1809, na França, o Capitão Neuville (Jean Dujardin) vai para a guerra, deixando sua noiva Pauline arrasada. Para aliviar o sofrimento da irmã, Elisabeth (Mélanie Laurent) escreve cartas endereçadas à ela em nome do soldado. Tudo se complica quando, três anos depois, Neuville reaparece cheio de histórias para contar. Trailer

Resenha: 


As aparências enganam e muito. Julgando pela capa e a sinopse, eu pensei que esse filme seria algo bem parecido com um romance do tipo Jane Austen, mas nunca estive tão maravilhosamente errada. O retorno do herói é um filme com ambientação histórica e é uma comédia francesa, por isso seu humor é sarcástico e sutil, sem gerar grandes gargalhadas.

O enredo do começo segue um ritmo lento, contando a história sob o ponto de vista de Elisabeth, uma jovem séria e refinada. Elisabeth tem certa desconfiança no caráter de Capitão Neuville, que é apresentado como aquele típico calhorda, com pose de herói e encantador de mulheres. Este, mal ficou noivo de Pauline (irmã mais nova de Elisabeth) e foi convocado para a guerra.

Pauline estava simplesmente arrasada! Como costume das jovens tolas da época, ela fingiu sofrer de amor pelo seu noivo em combate. Para amenizar as dores de sua irmã, Elisabeth começa a escrever cartas fingindo ser Capitão Neuville narrando os acontecimentos em guerra e declarando amor eterno a Pauline. A situação piora quando não há mais guerra e Neuville ainda não tinha voltado. O único jeito foi continuar a escrever cartas falsas. Agora as façanhas não são somente de guerras, mas de aventuras incríveis ao redor do mundo. As cartas ficaram tão populares no pequeno vilarejo francês, que eram lidas constantemente em reuniões.




Passado algum tempo sem notícias de Neuville, Elisabeth cogita que talvez tenha morrido em combate ou tenha deixado Pauline a se casar mesmo. Apesar do enorme prazer em escrever aquelas histórias absurdas, Elisabeth viu que precisava livrar Pauline daquele noivado, então escreveu uma última carta de despedida, com Neuville em uma encruzilhada mortal.

Três anos depois de sua suposta morte, o capitão regressa ao vilarejo, mas tem uma aparência um tanto diferente... Ele mais se parece com um mendigo do que com o grande herói regional, afinal ele é um desertor. Agora, ele tem a oportunidade de voltar a ser querido e adorado.




Para sustentar a sua mentira, Elisabeth tem que conspirar com o homem que ela mais detesta. A partir desse ponto, o enredo assume um tempo mais rápido e dinâmico, encaminhando a história para seu auge cômico. Dessa parceria estranha vão surgir muitas situações constrangedoras e inusitadas, como um esquema de pirâmide!




Esse é um filme muito mordaz e crítico. Uma das intensões do diretor foi refletir sobre como algumas coisas não mudam com o passar dos séculos, principalmente os artifícios que as pessoas usam para conseguir riqueza e prestígio. Eu adorei a simplicidade fotográfica e de figurino, combinou muito com a dinâmica do filme e roteiro. Se você está procurando algo rápido e leve para assistir, O retorno do herói é uma boa aposta. Ele está disponível para assinantes no Telecine Play.

E aí? Já assistiu? O que achou? Bora conversar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário