sexta-feira, 28 de junho de 2019

13 Segundos


Título do livro: 13 Segundos
Autora: Bel Rodrigues
Editora: Galera Record
Páginas:304

Ano: 2018

Gênero: Romance, Young Adult

Onde Comprar: Amazon; Saraiva; Submarino



Sinopse: O primeiro livro solo de Bel Rodrigues mostra como o machismo pode, em apenas treze segundos, mudar completamente a vida de uma garota. Lola está no último ano do ensino médio e acabou de terminar um relacionamento. Ela sabe que foi a melhor decisão, mas ainda assim não é fácil encarar o vestibular e um coração partido ao mesmo tempo. Tudo o que Lola quer agora é colocar a vida em ordem, descobrir a si mesma e reavaliar suas prioridades. Sua maior paixão é o canto e, por isso, incentivada pelos amigos, ela cria um canal no Youtube onde posta covers de suas músicas favoritas. Ela também quer se divertir, sair para beber com os amigos e conhecer pessoas. Em uma dessas noites que ela se envolve com John. O que era para ser só uma noite acaba ficando mais complicado quando ela descobre que ele faz intercâmbio no colégio dela... E do ex. Lola não quer se envolver, mas é difícil ignorar John, com todo aquele charme canadense. E, quando tudo parece ter se alinhado, treze segundos são suficientes para mudar drasticamente a vida da garota. 13 segundos é um livro potente, que dialoga com os julgamentos que mulheres jovens enfrentam cotidianamente simplesmente por buscarem serem livres, por quererem ser elas mesmas.



Resenha:

Esse livro é uma carta da autora para todos nós leitores, nos mostrando de forma tão simples e impactante o poder de uma atitude ruim na vida de uma pessoa. Mostra como que 13 segundos podem impactar uma vida e mudar uma história. Um livro que me remeteu às histórias no estilo de fanfic, pelo qual a personagem começou a apresentar uma vida perfeita e que após uma decisão de mudança, tudo passou a andar nos conformes. Lola estava numa fase de amadurecimento, com perdas e ganhos, sorrisos e reflexões e em seu último ano do ensino médio ela resolveu que estava na hora de dar um basta em um relacionamento, numa união que era tóxica e que não a fazia se sentir ela mesma.



Não havia mais amor, tesão, cumplicidade. Eu estava cansada dos hobbies infantis do Leo e da mesmice do namoro: o futebol dele às quintas, os amigos o chamando de gay, como se fosse um xingamento, e mais um monte de clichês que pertencem a um mundo no qual eu não me encaixo. Perdi a conta de quantas vezes meus amigos se ofenderam com alguma piadinha do Leo, e aquilo acabava me afetando também, afinal, que tipo de cara eu queria ao meu lado? A felicidade dos primeiros meses acabou sustentando o namoro até o fim.


Após o término, Lola decidiu se divertir, coisa que não fazia a muito tempo, e nessa decisão acabou se envolvendo sexualmente com um cara que nem sabia o nome e de onde era. Para ela era apenas uma noite, mais o destino literário reservou muitas outras surpresas ao ponto dela perceber que esse rapaz estudará na mesma escola, mais especificamente na mesma turma que ela. Um rapaz misterioso e que promoverá questionamentos na mente dela como: Será que ele lembra daquela noite? Será que ele lembra de mim?

MEU DEUS DO CÉU! É ELE. É ELE? Não! Gente, não pode ser o cara que eu nem ao menos sei o nome, mas já vi pelado. Socorro!


John, o rapaz misterioso, apareceu na vida de Lola para somar, para a ajudar na caminhada, numa amizade que pensava no bem dela, que queria algo mais sério, mas que esperou o tempo dela, que soube por meio de tentativa e erro, reconhecer onde errou e no que podia fazer para melhorar. Algo interessante desse livro, foi o fato de como a personagem ama música, todo o início de capítulo tinha uma recomendação de música mais incrível do que a outra.



Tive a sensação durante a leitura que a vida dos personagens secundários "giravam ao redor" da vida de Lola e senti um pouco a falta de retratar às vivências dos amigos e da família dela. Um outro ponto que observei foi que parecia que a vida de todos "antes dos 13 segundos" eram perfeitas e sem "regras", com adolescentes em seu último ano dirigindo e bebendo numa realidade brasileira que na realidade não acontece (ou não era para acontecer).  Embora tenha apresentado esses pontos que me incomodou um pouco, o livro apresentou um tema forte e que foi bem trabalhado pela autora e destaco o final desse livro, um final não tão feliz, mas necessário. 



Me conta, já leram esse livro? Adoraremos saber suas impressões também ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário