domingo, 19 de maio de 2019

Filme: A Cinco Passos de Você



Título Original: Five Feet Apart
Dirigido por: Justin Baldoni
Ano de Laçamento: 2019
Duração: 1 hora 57 minutos
Nacionalidade: Estados Unidos





Sinopse: Aos dezesseis anos de idade, Stella Grant (Haley Lu Richardson) é diferente da maior parte dos adolescentes: devido a uma fibrose cística, ela passa muito tempo no hospital, entre tratamentos e acompanhamento médico. Um dia, conhece Will Newman (Cole Sprouse), garoto que sofre da mesma doença que ela. A atração é imediata, porém os dois são obrigados a manter distância um do outro por questões de saúde. Enquanto Stella pensa em quebrar as regras e se aproximar do garoto da sua vida, Will começa a se rebelar contra o sistema e recusar o rigoroso tratamento.

Resenha:

O filme de hoje se chama "A Cinco Passos de Você" que deu origem ao livro, que leva o mesmo nome, abordando temas como amor e saúde. Contando com o brilhante roteiro de Tobias Iaconis e Mikki Daughtry, além da produção magnífica de Justin Baldoni,  o longa estreou em março de 2019 e cumpriu a promessa de emocionar o público. Apesar de ser claramente um romance teen, as reflexões despertadas durante a trama são extremamente necessárias na vida dos seres humanos.

Stella (Haley Lu) é uma adolescente super madura e responsável que transborda esperança, ingenuidade e alegria. Will (Cole Sprouse) é um jovem rebelde e descrente, desesperado em conhecer o mundo mas constantemente impedido por sua mãe. Ambos são completamente diferentes um do outro, no entanto com um fator em comum: uma doença reconhecida como fibrose cística. Os dois se encontram no hospital durante os tratamentos e logo surge uma diferente conexão, que traz uma imensa dificuldade em seguir as regras que os mantém vivos.



Esta é a primeira vez que encontro filme e livro que são realmente fiéis um ao outro, por esse motivo o enredo detalhado está na resenha do livro que já foi publicado aqui no blog. De modo geral, as telonas e as páginas, atentaram pra conscientização da doença tão cruel e tão pouco conhecida.  Assim, há a perspectiva realista do cotidiano de pessoas que vivem com uma doença incurável.

"Ás vezes, as pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância podem fazer você se sentir melhor do que a pessoas que estão bem ao seu lado."

O roteiro é simples e comum, lembrando principalmente a famosa história "A culpa é das estrelas". Embora o enredo pareça bem clichê a história não é nada entediante, carregando de forma equilibrada a paixão, a diversão e o drama. O romance envolvente é apenas mais um ponto dentre os vários desafios e berreiras exibidos na trama, fazendo com que quem assiste comece gargalhando e termine chorando.



E precisamos falar da atuação impecável de Haley Lu, mostrando com perfeição um lindo sorriso que encobre as tristezas e incertezas escondidas em seu coração. O charmoso e talentoso Cole Sprouse não desaponta, o ator arrepia com um personagem que aos poucos nos apresenta seus sonhos e se abre a novos sentimentos. Surpreendentemente é quase impossível não destacar Moises Arias, que interpreta Poe o melhor amigo de Stella, trazendo ao personagem secundário uma visibilidade essencial no enredo.


"Se a vida te afastar, lute por cada centímetro."

Compartilhando um pouco mais da minha experiência, assim que eu terminei o livro (em lágrimas) pensei o quanto tudo aquilo era doloroso. Particularmente não conhecia em nada a fibrose cística, até ler o livro. Ao assistir ainda carregava tudo o que tinha aprendido na obra, mas a experiência se tornou ainda mais rica quando uma pessoa que vê a fibrose cística de perto se sentou ao meu lado. No meio de tanto choro durante a sessão de cinema, conversamos e descobri que o irmão mais novo dela tinha essa doença. 



Após o filme ela compartilhou as vivências e sua história com o irmão, mostrando o quão guerreiros ele e todos da família são. Além disso soube de grupos e organizações específicas que envolvem esse assunto. Essa aprendizagem só deu mais sentido e realidade a tudo que eu tinha acabado de assistir e ler, foi como iluminar uma sala escura que eu nem sabia que existia.

Este relato só comprova o quão importante é este filme, para muito além de um drama juvenil. Mas um contexto real, repleto de amor e tristeza de um casal que precisa ficar a cinco passos de distância. E vocês, já conferiram a história de Will e Stella?


Nenhum comentário:

Postar um comentário