domingo, 17 de maio de 2020

Sex Education

Título:Sex Education
Direção:Laurie Nunn
Ano de Lançamento: 2019
Duração: 50 min
Nacionalidade: Britânica
Gênero: Comédia dramática juvenil
Número de Temporadas: 2 (ainda não concluída)
Número de Episódios8 em cada temporada

Sinopse: Otis (Asa Butterfield) é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve, uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola.

Resenha:

Otis é filho adolescente de dois talentosos terapeutas sexuais, assim ele cresceu podendo conversar e descobrir livremente sobre sexo. Sua mãe Jean trabalha em casa, então o lugar é todo decorado com basicamente vaginas e pênis. Viver em meio a tudo isso faz com que o jovem se sinta extremamente constrangido, no entanto também o possibilitou adquirir muitos conhecimentos sobre o assunto.



Eric é o único e melhor amigo de Otis, se destaca dos demais com seu otimismo elevado e roupas extremamente coloridas. Ambos tem uma grande relação de companheirismo e cumplicidade, também tem em comum o fato de não ser populares e sofrer bullying na escola. O jovem Eric é um dos dois únicos estudantes assumidos gays na instituição de ensino, além de ter que lidar com todas as barreiras impostas por causa de sua sexualidade há ainda suas próprias questões familiares a serem trabalhadas.



Maeve frequenta o mesmo colégio que os meninos e, apesar de ser conhecida por todos, não possui uma boa reputação no lugar. O que poucos sabem é que ela foi abandonada pelo irmão e pela mãe, usuária de drogas, tendo que lutar pra sobreviver sozinha. Apesar de ser bem reservada, ela se mostra uma amiga verdadeiramente dedicada e justa, ela domina suas dificuldades e é bem militante.



A trama realmente começa quando Maeve presencia Otis ajudar uma pessoa com problemas sexuais, aí surge a ideia de criar uma clínicas sexual para os alunos da escola. Otis usa toda a teoria que aprendeu para dar conselhos sobre sexo aos outros jovens, já Maeve é responsável pela administração e finanças das consultas. Logo a terapia secreta vira um sucesso na escola mudando a rotina de Maeve e Otis, afetando também a vida de Eric.



Embora a trama inicialmente tenha grande enfoque nesses três personagens, há outros enredos que também ganham destaques. Os embates de outros estudantes vão ser ressaltados nas mais diversas questões, apresentando conflitos interiores e exteriores. Desta mesma maneira acontece com os dilemas vividos pelos adultos, bastante explícito com os pais de Otis e até os funcionários escolares.

A série vai abordando, com detalhes e sutileza, situações atuais vividas em nossa sociedade. Toda a produção demonstra uma genialidade infinita ao englobar um grande público, explorar de fato a realidade da diversidade. É uma obra divertida e altamente educativa, trazendo importantes questionamentos e reflexões vários temas.



Obviamente a sexualidade é um dos assuntos principais, o enredo fala abertamente sobre dúvidas comuns ou fatos relacionados ao corpo e ao sexo. A comunidade LGBT+ também ganha espaço através de diferentes personagens, exibindo principalmente: o descobrir a si mesmo, a necessidade de aceitação do outro e própria, a violência física e verbal que surgem da homofobia, etc. A pressão que os jovens sofrem em relação ao futuro, religião, gravidez na adolescência, assédio e identidade são apenas algumas das muitas outras questões que são exploradas.

Mesmo com todos esses dramas, a série acerta perfeitamente na veia cômica para divertir e entreter quem assiste. Além de divertir, todos os episódios quebram tabus e preconceitos perpetuados por longos anos, faz com que o telespectador tome consciência do quanto a sociedade ainda é arcaica.

É uma série que diverge de muitas outras comuns ao gênero, talvez seja por isso seu grande sucesso no streaming Netflix. A primeira e a segunda temporada já estão no catálogo, com apenas oito episódios cada. Não deixem de conferir essa incrível obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário