sexta-feira, 13 de março de 2020

A Cor de Coraline






Livro
:
A Cor de Coraline
Autor: Alexandre Rampazo
Ano: 2017
Páginas: 32
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Infantil
Onde Comprar: Saraiva, Amazon, Submarino
SinopseQuantas cores cabem na pergunta “Me empresta o lápis cor de pele?”. Em A cor de Coraline, o ilustrador, designer gráfico e escritor Alexandre Rampazo passeia pelas inúmeras possibilidades contidas numa caixa de lápis de cor e na imaginação infantil a partir da pergunta de um colega para a pequena Coraline, e mostra que o mundo é mais colorido – e diverso – do que nos acostumamos a pensar. Com texto curto e bem-humorado e ilustrações graciosas, o livro aborda o tema da diversidade de forma lúdica para os pequenos. 

Resenha: Coraline tem uma caixa de lápis de cor. Quando um amigo pede emprestado o lápis "cor de pele", a menina se questiona: cor de qual pele?

Nenhuma pele é igual e não temos um lápis "cor de pele". Então a menina começa a pensar em várias pessoas e lugares diferentes, em outros povos, outros planetas, lugares novos onde poderiam haver pessoas de outras cores e começa a se questionar: por que não o lápis verde? Estamos falando de marcianos? Ou um planeta onde todos são muito meigos e da cor lilás? 

A Cor de Coraline é um ótimo livro pra ensinar que não existe uma cor de pele, existe a cor da nossa pele, e ela não é exata como o rosa claro da caixa de lápis, todos somos diferentes e temos peles diferentes. É muito interessante fazer essa reflexão com crianças e o livro é extremamente pertinente e necessário. 

Devemos aprender e ensinar sobre as diferenças, para que possamos desenvolver nosso auto conhecimento e o respeito ao próximo, que não será uma pessoa igual a nós e devemos saber lidar com todo o tipo de diferença.

Recomendo muito a leitura, especialmente se você for professora/professor como nós ou se tiver contato com crianças pequenas. É um livro lindo e nos permite muitas reflexões e conversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário