sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Deixe a Neve Cair


Livro: Deixe a Neve Cair
Autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Ano: 2013
Páginas: 336
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Contos/Ficção/Romance
Skoob
Onde ComprarSaraivaAmazonSubmarino

Sinopse: Na noite de Natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou ficar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego.

Resenha: O livro é formado por três contos natalinos que se interligam, onde cada conto é escrito por um autor e todos se complementam, tendo como ponto em comum a grande nevasca e o trem.

O primeiro conto do livro, e meu favorito, escrito por Maureen Johnson, fala sobre mudanças. Mais precisamente sobre como podemos não enxergar alguma situação em que estamos e precisamos da ajuda de outros para fazê-lo. Achei esse conto muito bonitinho, super romântico e recheado de noções de auto conhecimento.

Jubileu passa por uma série de eventos traumáticos e estressantes bem na véspera de Natal, que acabam fazendo com que ela fique presa num trem no meio de uma nevasca, com um garoto chamado Jeb, que está com problemas com a namorada e com um time de líderes de torcida animadas demais, e seu "namorado perfeito" está muito ocupado mantendo aparências para se preocupar com ela. E assim a história se desenrola. A menina passa por situações cada vez mais estranhas e quando tenta entrar em contato com o namorado é deixada de lado. E é aí que podemos ver como às vezes somos cegados por alguma situação e precisamos que alguém nos mostre aquilo que não conseguimos ou nos recusamos a ver. 

É um conto que te faz ficar irritada com o namorado ridículo de Jubileu, mas que acaba virando uma história super fofa. Virou meu favorito de cara! 

O segundo conto, escrito por John Green, mostra três amigos assistindo uma maratona de filmes do James Bond durante a mesma nevasca. Os pais de Tobin não conseguiram voltar pra casa devido ao mau tempo e o garoto se vê animado por passar um Natal sem os pais. Em meio a maratona, Tobin, JP e Duke recebem uma ligação de seu amigo Keun, que trabalha na Waffle House e se depara com um time inteiro de líderes de torcida entrando no estabelecimento e começando a praticar os movimentos. A ligação tinha um propósito: fazer com que os garotos e Duke fossem o mais rápido possível para a Waffle House e levassem um jogo de Twister. E assim eles o fazem. No meio do caminho eles se deparam com diversos problemas, confusões e sentimentos desconhecidos.

Achei esse conto bem legal também, apesar de bem clichê e um pouco previsível demais. A escrita de John Green me decepcionou um pouco, ainda mais tendo como última leitura do autor Tartarugas Até Lá Embaixo, que é um livro sensacional. Mas é um bom conto e atende as expectativas. 

O terceiro conto, escrito por Lauren Myracle, foi o que menos gostei. Nele vemos o fim do relacionamento de Addie e Jeb, devido à uma traição. Addie é uma garota que gosta de grandes gestos, e Jeb é tímido e introvertido. Depois de uma briga a respeito disso, onde podemos interpretar que Addie ama Jeb, mas acha que ele deve mudar por ela pra provar o quanto a ama, a garota acaba ficando bêbada e beijando outro menino numa festa, então tudo acaba. 

Enquanto a menina enfrenta uma crise e se arrepende profundamente do que fez, vemos sua jornada de auto aceitação. As vezes queremos tanto que alguém mude por nós que não percebemos que a mudança precisa ser feita internamente. E esse é o caso de Addie, que podemos acompanhar no conto. 

Deixe a Neve Cair é um livro bem legal. As histórias são bem fluidas e a leitura rápida, os contos se conectam de maneira sutil e interessante, o que instiga ainda mais a leitura. É um livro com temática natalina que não deixa a desejar, exceto esse último conto que, pra mim, foi bem fraco. Detesto esse tipo de história onde uma pessoa quer mudar a outra, por isso o conto não me conquistou, mas no geral o livro é bem divertido e fofo. É uma boa leitura. Soube recentemente que lançou o filme inspirado nesse livro pela Netflix, mas ainda não assisti pra poder comparar. Fica a dica pra esse Natal!

Vocês gostam de ler livros natalinos? Eu não tenho esse hábito, mas me diverti bastante com a experiência. Já leram? Vem contar o que achou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário