terça-feira, 2 de julho de 2019

A Essência do Mal



Livro: A Essência do Mal
Autor: Luca D'Andrea
Ano: 2018
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Gênero: Thriller
Skoob
Onde Comprar: Saraiva, Amazon, Submarino






Sinopse: O americano Jeremiah Salinger ganhava a vida fazendo documentários até se mudar com a esposa e a filha para uma região remota da Itália. Lá, após um acidente com o helicóptero em que está fazendo uma filmagem, passa a ser atormentado pela ideia de que existe nas montanhas ao redor uma força que não consegue entender e a que chama de A Besta.
Passeando com a filha em um desfiladeiro com toneladas de fósseis, Jeremiah escuta uma conversa que traz de volta à tona seu espírito de investigação. Em 1985, três jovens tiveram seus corpos selvagemente atacados ali, com os membros arrancados por um assassino que nunca foi encontrado.
Obcecado em solucionar o mistério, Jeremiah acredita que a nova missão vai impedi-lo de perder a sanidade e mergulha em um quebra-cabeça macabro e fascinante. Ele não faz ideia da terrível verdade que o aguarda.
A essência do mal é uma história sobre redenção e a verdadeira face do ser humano.

Resenha: A primeira vez que eu vi esse livro me apaixonei pela edição da Intrínseca, então fui ler a sinopse e me apaixonei mais ainda.

A Essência do Mal conta a história de Jeremiah Salinger, um roteirista que, com seu amigo Mike McMellan, um diretor, formam uma parceria e começam a fazer sucesso com sua série televisiva Road Crew. Após o sucesso de sua primeira série, eles precisam de mais ideias, é então que sua esposa Annelise sugere que se mudem com sua filha Clara para um pequeno vilarejo na Itália, chamado Siebenhoch, onde Werner, o pai de Annelise, mora.

Werner fazia parte de um grupo de socorristas montanheses conhecidos como o Socorro Alpino das Dolomitas, que ajudavam pessoas que se machucavam ou se perdiam realizando escaladas pelas montanhas da região, então surge a ideia. Fazer uma série fractual como Road Crew, porém ambientada naquelas montanhas, mostrando o trabalho dos socorristas, que se chamaria Mountain Angels. Então Mike vai de encontro a seu amigo e parceiro e começam a por o projeto em ação. Até  que um terrível acidente com o helicóptero usado por eles impede o andamento do projeto e mexe com a cabeça de Salinger. Assim conhecemos a Besta.

Em meio ao turbilhão que acontece após o acidente, o roteirista tenta colocar sua cabeça em ordem e promete à sua esposa que não irá trabalhar em nenhuma história até estar recuperado, mas a tentação é mais forte do que ele imaginava. Ao ouvir uma conversa sobre um terrível assassinato de três jovens (Evi, Kurt e Markus), chamado de O Massacre do Bletterbach, Salinger se vê compelido a descobrir mais sobre a história, revirando o passado sombrio da cidade tão fechada à estranhos, causando tensão entre todos.

E assim a trama vai crescendo. Quando dei início a leitura, não pude deixar de pensar em Stephen King, o estilo do livro me lembrou muito do nosso mestre, mas também me trouxe elementos que podemos ver em livros de Agatha Christie. Com isso em mente fiquei estasiada, a cada página que passava eu imaginava um casamento entre dois dos meus autores favoritos e a paixão pela história só foi aumentando. O estilo de mistério presente na obra faz uma referência fortíssima ao estilo de escrita de Agatha Christie, combinado com os elementos de terror que tiveram clara influência de King.

Conforme a história avança, os fatos apresentados vão ficando cada vez mais complexos e detalhados, mas isso não nos faz perder o interesse ou torna a história massante, muito pelo contrário. A complexidade aumenta cada vez mais a curiosidade e o interesse pelo que está acontecendo. Toda vez que Salinger se vê numa situação difícil me peguei torcendo por ele e obcecada pela história assim como o roteirista.

A Essência do Mal é uma ótima história que nos instiga até sua última página, com uma narrativa forte e intensa. Com certeza recomendarei esse livro pra todos que queiram ler um bom thriller. O fato de ser a estreia do autor me deixou ainda mais animada com o que ele pode escrever no futuro. Já estou aguardando ansiosamente por mais obras do autor.

Eu amei esse livro! Vocês já leram? O que acharam? Venham contar pra gente!


































Nenhum comentário:

Postar um comentário