segunda-feira, 5 de abril de 2021

Flores para Algernon

 

Livro: Flores para Algernon
Autor: Daniel Keys
Ano: 2018
Editora: Aleph
Páginas: 288
Gênero: Drama/Ficção Científica
Onde ComprarSaraivaAmazon

SinopseAos 32 anos, Charlie trabalha na padaria Donners, ganha 11 dólares por semana e tem 68 de QI. Porém, uma cirurgia revolucionária promete aumentar a sua inteligência, considerada gravemente baixa. O problema? Enxergar o mundo com outros olhos e mente pode trazer sacrifícios para a sua própria realidade. E resta saber se Charlie Gordon está disposto a fazê-los.

Resenha: Até aonde o ser humano vai para se encaixar nos padrões da sociedade e até aonde a ciência vai atrás do mesmo motivo com a desculpa de melhorar a vida de alguém?
Flores para Algernon fala sobre como é o tratamento de pessoas com deficiência, especificamente aquelas que não são visíveis, como a deficiência intelectual. 

O sonho de Charlie sempre foi ser inteligente para poder fazer as pessoas gostarem dele e, consequentemente, fazer amigos. Ele sempre foi muito maltratado durante toda sua vida e as partes do livro que descrevem o que ele viveu são de cortar o coração! 

O que eu achei mais interessante nesse livro é o fato dele ser contado em primeira pessoa, com Charlie relatando tudo através de relatórios de progresso. No começo do livro podemos ver sua escrita bem precária e sua inocência extrema. Quando Charlie não era inteligente como gostaria, achava que todos eram bons com ele e que tinha muitos amigos, mas conforme os resultados de sua cirurgia começam a aparecer, seus relatórios de progresso passam a ter uma escrita mais complexa e seu comportamento muda drasticamente. É muito interessante, e triste, ver Charlie percebendo que, aqueles que achava serem seus amigos, sempre riam e debochavam dele por não ser inteligente. 

Esse é um ótimo livro pra nos fazer ver como é o tratamento de pessoas que não são consideradas "normais" pela sociedade. É um livro perfeito pra refletir sobre o comportamento humano. Achei bem interessante a maneira como Charlie muda ao longo da história, sua mudança é constante do início ao fim, assim como sua relação com todos que interagem com ele. É simplesmente incrível.

Flores para Algernon é um livro atemporal. Eu poderia ficar horas escrevendo e falando sobre esse livro, ele é realmente incrível e um dos melhores que eu já li! Eu, sinceramente, não acho que essa resenha consiga expressar o quanto esse livro é complexo e maravilhoso! O fato de ser escrito como relatórios de progresso pode ser desafiador pra algumas pessoas, mas vai por mim, não desiste dele!

Esse, com toda a certeza desse mundo, é um livro que eu vou indicar pra ABSOLUTAMENTE TODO MUNDO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário