terça-feira, 5 de maio de 2020

Daqui para Baixo






Livro
:
Daqui pra Baixo
Autor: Jason Reynolds
Ano: 2019
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama/Jovem-Adulto
Onde Comprar: SaraivaAmazonSubmarino




Sinopse: 

67 segundos. Três regras. Uma arma.

O irmão de Will foi morto. Assassinado. A tristeza é tão grande que mal cabe em palavras. E, naquela área, quem manda são AS REGRAS: 

N° 1: Chorar
Não. 
Aconteça o que acontecer. 

N° 2: Dedurar alguém
Não. 
Aconteça o que acontecer. 

N° 3: Se vingar
Sempre. 
Aconteça o que acontecer. 

Resenha: Daqui pra Baixo é um livro que me surpreendeu. Quando foi lançado me interessei pela sinopse, mas não sabia muito sobre o livro, até que ganhei de presente. 

Eu não fazia ideia que o livro era escrito em versos e isso me decepcionou um pouco, não esperava que fosse assim, mas a sinopse continuava chamando minha atenção, então finalmente comecei a leitura. 

Que livro intenso! Ele retrata uma situação que vemos em diversas produções de Hollywood e mostra um pouco da realidade da vida de jovens que vivem em bairros pobres dos EUA. A história começa com Will contando que seu irmão Shawn levou um tiro. Shawn é seu irmão mais velho e uma referência pra ele, que foi criado pela mãe e pelo irmão. 

mas se o sangue
dentro de você corre dentro
de outra pessoa, 
você nunca vai querer
ver esse sangue correr
fora deles.

Will conta como tudo acontece, como as coisas funcionam onde ele mora. Assim que escutam os tiros começa a gritaria, todos se abaixam, já acostumados com a situação, depois chegam os parentes da vítima, geralmente a mãe, e a polícia. Perguntas são feitas, mas ninguém nunca sabe de nada. Sem dedurar. É uma regra. Depois da situação se acalmar é necessário agir, seguir as regras, resolver o assunto. Então Will decide que deve ir atrás de quem matou seu irmão. Ele se prepara, pega a arma e parte em rumo ao seu destino. 

Assim que o jovem entra no elevador encontra com várias figuras que são símbolos, vítimas de uma mesma situação com diferentes personagens. Todos eles tem a mesma função: fazer com que Will decida se esse é o caminho correto a seguir.

O livro é muito forte, muito real. Mostra que ações tem consequências, e decisões impensadas podem acabar tendo resultados desastrosos. É aquele livro que te hipnotiza já na primeira frase e você não consegue largar até terminar, foi o que aconteceu comigo, só consegui soltar o livro quando cheguei no final. 

É uma leitura necessária e que nos faz refletir. Recomendo muito a obra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário