sexta-feira, 31 de maio de 2019

O outro lado



Título do livro: O outro lado
Autora: Caroline Santana
Editora: Editora Motres
Páginas: 191
Ano: 2019
Gênero: Romance, Ficção
Skoob
Onde Comprar: Amazon, Contato com a autora pelo instagram (@autoracarolinesantana)



Sinopse: Mesmo depois da morte, quanto tempo pode-se durar um amor? Como viver sem aqueles que mais amamos?

Após a morte de seu marido, Byron Grahan, e seu melhor amigo, Gideon Roosevelt, Jéssica Cardon se encontra em um mundo totalmente diferente. Perdida, ela busca forças para continuar a viver, até que em um dia, ela encontra-se com as memórias deles dois juntos, em fotos, histórias... e ali, ela relembra momentos entre eles. Será que a saudade falará mais alto, ou o amor prevalecerá e ela finalmente aceitará que nunca mais vai vê-lo e decidirá seguir em frente?

Jocelyn Neigh, uma mulher forte e livre de demonstrações de afeto, pelo menos para seus amigos, se encontra na mesma situação em que Jéssica. Após perder seu marido Gideon em um acidente, ela luta para sobreviver sem aquele que ela mais amava. O que ela não sabia, era que antes de falecer, Roosevelt havia deixado um presente em seu ventre, a pequena Jessica Neigh Roosevelt, a garota que poderia mudar a vida de todos ali para melhor.


Jéssica e Jocelyn são melhores amigas, e juntas, lutarão para serem fortes e superarem toda a perda e toda dor. Essas lembranças estarão sempre com elas, porém, não será tão fácil de esquecer, afinal, o primeiro amor a gente nunca esquece. Em encontros e desencontros, Jess conseguirá superar a perda e finalmente viver?



Resenha:

O ponto central da história é a valorização do hoje, do agora, das pessoas que estão a nossa volta e dos inúmeros momentos em que podem ser aproveitados ao máximo. Retratando uma das preocupações de todos nós: a perca de quem amamos, conheceremos nesse livro a história de Jéssica (apelidada de Jess) que passou pela dor da perda de duas pessoas especiais em sua vida. Uma foi seu irmão do coração, Gideon, um homem bem humorado, casado com Josy e que teve um papel muito importante na vida de Jess, pois com a morte dos pais da protagonista, foi ele que insistiu para a sua família acolher a amiga e ficaram cada dia mais inseparáveis. O outro foi seu marido Byron, que a conheceu por meio de Gideon, um residente que tinha um sonho de se tornar doutor para salvar vidas. A morte desses dois homens fez a vida de Jess virar de cabeça para baixo e no período de luto, ela passou a se questionar sobre o motivo de não ter aproveitado os momentos em que eles estavam vivos, de não ter dito o quanto amava os dois, o quanto se orgulhava deles.

"Qual o sentido da vida? Para que viver se um dia não estaremos mais aqui? Para que viver sem aqueles que amamos? Não faz sentido. Nada mais faz sentido. A vida sem ele não faz mais sentido. Tudo perdeu seu devido valor. Byron levou consigo tudo de mim. Aquela dor que eu sentia dentro do peito, parecia ser eterna e parecia também, que ia me esmagar, pouco a pouco, para me fazer sofrer ainda mais. Era tudo tão horrível. As pessoas pareciam tão felizes ao meu redor, passeando com seus animais de estimação, filhos, maridos e esposas, e até mesmo com seus pais, e um sorriso estampava o rosto de cada uma delas."


Um livro que vai tratar de recomeço, um recomeço que foi bem difícil para nossa protagonista e para Josy, um recomeço com dores, arrependimentos e lembranças, um recomeço com a quebra de cotidianos profissionais tóxicos e uma virada para novos horizontes. Algo de interessante desse livro foi o quanto às lembranças da Jess foram essenciais para criarmos como leitores, laços com os personagens que partiram. Nessas lembranças mostram quem eram eles e como tiveram um final tão triste. Do mesmo modo que amei essa interação entre o presente e o passado, achei que no meio da história teve uma rapidez temporal que me deixou um pouco confusa e não curti tanto, entretanto, isso não tirou o brilho do livro.



"A vida é uma verdadeira caixinha de surpresas, cheias de altos e baixos. Às vezes muitos baixos, como está sendo para mim agora. O importante mesmo é que temos a oportunidade de viver cada pedacinho dela, não importa como seja. Uma fase ruim, uma fase boa. Nada disso importa, somente viver."


Ao longo da história um questionamento se apresenta na cabeça de Jess, questionamento esse existe vida após a morte, pois ao dormir, ela conseguiu falar uma vez com seu marido e irmão e nessa conversa eles falaram a respeito dela prosseguir com a vida e não deixar essa dor a abater. Nesse sentido, a autora abre uma reflexão: será que há uma porta para o outro lado? Será que Jess sonhou com eles ou realmente falou com eles? Um livro emocionante, que tentou relatar a realidade da vida e o quanto nós ficamos tanto tempo nos importando com coisas profissionais e pessoais e acabamos esquecendo de dizer o quanto amamos às pessoas especiais em nossas vidas. Uma história que vale super a pena e com um final que me surpreendeu.



Já conheciam esse livro? Se já leram conte para a gente o que mais gostaram dessa leitura❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário